PARAHYBA: Programa de coleta seletiva atrai condomínios de João Pessoa
Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 921
Depois do evento de lançamento do ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ na cidade de Cabedelo, condomínios localizados em João Pessoa passaram a procurar a organização do programa para aderir à iniciativa. Ainda em fase de implantação, a ação tem por objetivo incentivar a coleta seletiva e a reciclagem, por meio da facilitação do acordo entre residências, catadores e centros de triagens operados por cooperativas ou empresas especializadas.
Nesta primeira etapa, seis condomínios – sendo cinco de Cabedelo e um da Capital paraibana – foram cadastrados e estão em fase de adequação ao programa. Os resíduos gerados nestas residências serão encaminhados para duas associações: Associação dos Trabalhadores de Reciclagem de Cabedelo (Astrec) e Associação dos Catadores de Recicláveis de João Pessoa (Ascare), no bairro do Bessa.
“Peço a ajuda de todos e agradeço ao programa que está nos ajudando a conseguir mais materiais”, destacou Larissa Rodrigues, presidente da Astrec. Ela é uma dos 11 cooperados que integram a associação e que possui muita potencialidade para atrair novos integrantes. Essa também é a expectativa do catador Kelson Galdino, que administra a Ascare, em João Pessoa.
Galdino explica que, atualmente, há muita pressão no trabalho do catador e que o programa chegou para contribuir com os trabalhadores. “Hoje os catadores trabalham com quatro eixos: recolhimento, triagem, compactação e comercialização dos materiais. E ainda temos que trabalhar com a parte burocrática e a de conscientização para que as pessoas nos doem o material. O ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ está vindo para auxiliar o catador neste trabalho de articulação com a sociedade, o que não temos como fazer”, reconheceu.
Como funciona – O programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em parceria com o Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável – IBAS – www.ibasbrasil.org.br – para incentivar a coleta seletiva em municípios e iniciou com um minucioso diagnóstico da realidade local, etapa que em Cabedelo já foi concluída.
A partir dele é possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis aconteça e chegue a uma central de triagem operada por cooperativas ou empresas especializadas que comercializarão o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias. Os interessados podem se inscrever a partir do e-mail: [email protected].
Siga no Instagram: @sustentamundobr
Acesse: www.sustentamundobr.com.br