Para evitar ter filhos, Hospital Santa Isabel em João Pessoa realiza cirurgia de vasectomia pelo SUS

Para evitar ter filhos, Hospital Santa Isabel em João Pessoa realiza cirurgia de vasectomia pelo SUS

Por Elison Silva - Em 3 anos atrás 683

Considerado um dos métodos de planejamento familiar mais eficaz na prevenção da gravidez, a vasectomia é um procedimento cirúrgico que pode ser feito gratuitamente na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa

O procedimento, feito em homens que não querem mais ter filhos, pode ser realizado no Hospital Municipal Santa Isabel. pertencente a rede municipal de saúde da Capital paraibana. Segundo dados do setor de cirurgias, de Agosto do ano passado até este mês de Fevereiro, foram realizadas 81 cirurgias de vasectomia na unidade hospitalar.

Para ter acesso à cirurgia de vasectomia, o homem deve procurar o Hospital Santa Isabel e agendar uma consulta com um urologista ou se dirigir a uma unidade de saúde da família (USF), que fará essa marcação.  Na consulta, o especialista explica todo o procedimento e encaminha o usuário ao aconselhamento multiprofissional, em que são apresentados outros métodos contraceptivos ao paciente. Em seguida, são realizados os exames pré-operatórios.

O que é – A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples, que interrompe a circulação dos espermatozoides. Realizado em bloco cirúrgico, dura em torno de 30 minutos e não há necessidade de internação hospitalar. O procedimento também pode ser realizado em ambulatório.

“É um procedimento simples, onde o paciente recebe alta no mesmo dia ou em até 24 horas após a cirurgia”, reforça Thaiza Helena Guedes Santos, chefe do Ambulatório do HMSI.

Quem pode fazer – Geralmente, qualquer homem que não deseja ter filhos pode ter direito à cirurgia. A Lei 9.263 estabelece que, para a realização da vasectomia, é necessário que o homem esteja em capacidade civil plena, seja maior de 25 anos ou tenha pelo menos dois filhos. Caso o homem mantenha um relacionamento conjugal, a esterilização depende do consentimento de ambos.

Fonte: Paraíba Notícia e Secom JP