PANDEMIA: Vírus da violência já provocou a morte de 356 paraibanos, dados computados até o dia 16 deste mês de abril deste ano
Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 695
Um vírus desconhecido pela ciência, que surgiu em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, já contaminou 2.458.150 e causou a morte de pelos menos 168.906 no mundo. No Brasil são 40.581 casos confirmados e 2.575 e óbitos.
Na Paraíba, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (20), pela secretaria de saúde, são 263 contagiados pelo coronavírus e 33 pacientes mortos.
São números que assustam e segundo as autoridades de saúde, infectologistas e sanitárias, mundiais, mais pessoas irão morrer pelo vírus desconhecidos, no paleneta, no Brasil e na Paraíba
Uma situação, porém, precisa merecer igual atenção das autoridades públicas, em particular, do nosso Estado, refiro-me a questão da violência contra as pessoas, que tem vitimado muitos paraibanos, em números alarmantes, que no entanto, têm sido pouco divulgados pela imprensa, cujas atenções estão voltadas, prioritariamente, para as vítimas do Covid-19.
Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado, através do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), somente no 1º trimestre de 2020 foram registrados 266 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, no território paraibano.
O mês de março, que completou o primeiro trimestre das estatísticas da Segurança Público, mesmo com 90 registros de mortes, foi o segundo melhor mês de março da década, e o trimestre foi o segundo menor da década, com 37% de redução, se comparado ao mesmo período de 2011, quando foi iniciado o Programa Paraíba Unida pela Paz.
No que se refere ao mês de abril, até o dia 16 último, foram registrados 71 casos (mortes) de CVLI na Paraíba.
São números que assustam. Foram 266 paraibanos, que morreram, no 1º trimestre, que compreende os meses de janeiro, fevereiro e março, e mais 90 somente neste mês de abril, totalizando 356 paraibanos que foram mortos pelo vírus da violência na Paraíba.