PANDEMIA: Brasil tem 15% de aumento nas mortes por Covid-19 nas últimas duas semanas

PANDEMIA: Brasil tem 15% de aumento nas mortes por Covid-19 nas últimas duas semanas

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 450

Após registrar 768 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, o Brasil acumula até agora 190.028 óbitos pela doença. Os dados foram compilados pelo consórcio de veículos de imprensa com base em formações divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

No último dia, o país teve 57.753 pessoas diagnosticadas com infecção pelo novo coronavírus, totalizando 7.424.430 casos até agora.

A média móvel de sete dias do número diário de mortes no país está em 737, o que representa aumento quinzenal de 15%.

Esse indicador é uma média entre os números de mortes e casos do dia e dos seis anteriores. A medida é comparada com a média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

O dado de hoje, véspera de Natal, também é sujeito a subnotificação, porque muitas equipes estão em esquema de plantão, o que puxa para baixo a média móvel, que vinha de uma sequência de 17 dias acima de com taxa de aumento de 20% no número diário de mortos.

Das 27 unidades da federação, de qualquer forma, 13 estão com o número de óbitos em viés de elevação nas últimas duas semanas, e 4 estão com os números em queda. Outras 10 permaneceram em tendência estável (variação menor de 15% para mais ou para menos).

Levando em conta o número de casos (incluindo os não letais) a variação indica uma tendência de _ quinzenal de 4%.

Fonte: Paraíba Notícia com informações do Globo