XEQUE-MATE: Ministério Público da PB detalha como funcionava o esquema de desvio de recursos na Prefeitura e Câmara  de Cabedelo

XEQUE-MATE: Ministério Público da PB detalha como funcionava o esquema de desvio de recursos na Prefeitura e Câmara de Cabedelo

Por Wamberto Ferreira - Em 6 anos atrás 948

A Operação Xeque-mate é uma investigação que tem por objetivo apurar os crimes praticados por uma organização de natureza político-econômica instalada no município de Cabedelo/PB. Foi possível distinguir dois núcleos principais de atuação da organização criminosa: a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, porém ambos ligados a uma sólida cadeia de comando, encabeçada pelo prefeito do município.

No âmbito da Prefeitura Municipal foram detectadas as seguintes irregularidades: compra do mandato de Prefeito, fraudes a licitações, desvio de dinheiro de pagamento do salário de servidores fantasmas, doações fraudulentas de imóveis do patrimônio público municipal e associação a empresários para recebimento de propina.

Já no âmbito da Câmara de Vereadores, foram detectadas as seguintes irregularidades: fraudes na contratação de terceirizados, desvio de dinheiro público destinado ao pagamento de assessores fantasmas, empréstimos fraudulentos em nome de servidores e recebimento de propina para aprovação ou rejeição de projetos de lei.

Foram ainda verificadas movimentações financeiras dos principais investigados em valores absolutamente incompatíveis com seus ganhos declarados, o que reforça a manipulação de recursos de origem ilícita em detrimento da Câmara e município de Cabedelo.