Opera Paraíba inicia cirurgias de artroplastia de quadril no Hospital Regional de Pombal
Por Edmilson Pereira - Em 7 meses atrás 68
O Programa Opera Paraíba realizou nesse sábado (18) as primeiras cirurgias de artroplastia de quadril (prótese) no Hospital Regional de Pombal, unidade da rede hospitalar estadual.
A cirurgia de artroplastia total de quadril já é realizada em outras unidades de saúde do Estado. Trata-se de um procedimento ortopédico reconstrutivo de alta complexidade que substitui articulações naturais comprometidas por uma prótese. Esta prótese é projetada para reproduzir os movimentos biológicos com a mesma eficiência, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes ao proporcionar alívio da dor, aumento da mobilidade e restauração da função do quadril afetado.
O procedimento vai trazer uma nova perspectiva de vida para pessoas como dona Raimunda Pedrosa de Lucena, de 63 anos, moradora do município de Patos. Ela conta que há 15 anos começou a sentir dores no quadril que se estenderam para a perna, ela seguiu fazendo tratamento, tomando a medicação, mas com o tempo as dores foram ficando crônicas ao ponto de dona Raimunda pensar em desistir de tudo. “Em 2021, o médico informou que o medicamento nem fisioterapia já não estavam mais fazendo efeito e que seria necessário eu fazer a cirurgia. Eu estou muito feliz, foram quatro anos de luta, eu já tava querendo me entregar, parei de fazer caminhada, de fazer minhas atividades do dia a dia. Esse programa veio mesmo para ajudar as pessoas, logo eu vou ter uma vida novamente”.
Além das três cirurgias de artroplastia, também foram realizadas pelo programa Opera Paraíba cerca de 30 cirurgias vasculares e cinco cirurgias eletivas no Hospital Regional de Pombal. Desde que foi implantado em 2019, o Opera Paraíba já atendeu mais de 100 mil paraibanos.
Para ser contemplado com o programa, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de Saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo site operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.
Foto: Secom/PB