Nordestinidade: Uma manhã de poesia, versos, repente e viola no Colégio Maria Bronzeado Machado

Nordestinidade: Uma manhã de poesia, versos, repente e viola no Colégio Maria Bronzeado Machado

Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 1190

Professores, alunos, servidores do EEFM Profª Maria Bronzeado Machado, em Mangabeira II, João Pessoa celebraram uma manhã de cultura, nesta terça-feira (03), com enfoque para a arte regional e popular. O evento contou com a ilustre participação do pernambucano, Severino Feitosa,  trazendo em sua vasta bagagem as histórias do sertão, como poeta, cantador, repentista e compositor, além de radialista na Rádio Campina Grande FM, onde apresentada o programa Desperta Campina.

Diretamente desta cidade, a “Rainha da Borborema”, onde reside atualmente, o artista esteve presente na capital paraibana e encantou os jovens estudantes e funcionários da escola, além de convidados, com seus versos e cantorias, repletos de melodia e irreverência, sendo alguns feitos, inclusive, no improviso.

Antes da apresentação de Feitosa, alguns alunos puderam exercer o protagonismo juvenil e participar ativamente da cerimônia. Assim, foram lidos e declamados trechos de uma coletânea de cordéis; tocado, ao som do violino clássico “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga; é exibida a canção “Pavão Misterioso”, acompanhada do corpo coreográfico.

O evento foi idealizado pelas professoras readaptaras Aleuda Pereira, Marilene Melo e Maria Nazaret, que atuam na biblioteca Biblioteca Adelaide Dantas Vilar, do colégio Maria Bronzeado.

Trata-se da culminância de um projeto realizado durante todo o ano com veemência pelas funcionárias, que buscam assiduamente contribuir com o gosto e a prática do letramento literário dos estudantes.

Para convidar o artista Severino Feitosa e fazer o elo com a escola, as professoras contaram com o apoio e a parceria do radialista Edmilson Silva, que trabalha na Rádio POP FM 89,3 de João Pessoa.

As competências e habilidades adquiridas ao decorrer do projeto ajudam, também, a preparar os alunos para a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Brasileira), a fim de melhorar assim o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como frisaram as gestoras escolares, Maria Hildete e Maria Elizabete.

O evento contou ainda com as presenças da professora Wleica Honorato, da 1ª Regional de Ensino, na Capital,  e Edileide.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divlugação