No pique das férias: movimento nos aeroportos do Brasil cresce quase 4%
Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 564
Entre 1,5 milhão e 1,6 milhão de passageiros devem passar pelo Aeroporto de Brasília neste mês, segundo a Inframerica, que administra o terminal. Os períodos de maior fluxo de passageiros são os de 19 a 21 de dezembro, vésperas das comemorações de Natal, e 27 e 28 de dezembro, saída para o ano-novo. Diariamente, a Inframerica calcula movimento diário de, ao menos, 59 mil passageiros.
A Infraero calcula que os 47 aeroportos do país com voos regulares, incluindo o de Brasília, devem receber 5,39 milhões de passageiros no período da alta temporada, entre 16 de dezembro e 5 de janeiro de 2020. A expectativa é de aumento de 3,8% em relação ao ano passado.
Dos principais aeroportos do Brasil, o que prevê maior movimento na alta temporada é o de Congonhas, em São Paulo, que tem previsão de 1,56 milhão de passageiros — crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2018. O terminal paulistano também deve receber 10.419 aeronaves, 223 operações a mais que no mesmo período do ano anterior.
Para evitar transtornos aos passageiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intensificou o monitoramento da movimentação, com a realização de ações presenciais e remotas nos 16 principais aeroportos do país. “Aos passageiros, a Anac orienta que cheguem ao aeroporto com a antecedência solicitada pela empresa, além de observar atentamente os horários de embarque, os documentos necessários e as informações do contrato de transporte sobre marcação de assento e bagagem de mão e despachada”, orientou a agência em nota.