No pior nível desde o início do ano, Ibovespa cai pela terceira sessão consecutiva com Lula
Por Edmilson Pereira - Em 10 meses atrás 581
O índice Bovespa encerrou o pregão desta segunda-feira (08), em queda de 0,75%, aos 126,1 mil pontos e atingiu o pior nível desde o início do ano. O indicar foi pressionado pelas ações da Vale, que lideraram o grupo de contribuições negativas, e pela Petrobras, que sofreram com as declarações do presidente Lula em entrevista ao SBT Brasil.
Segundo o petista, a Petrobras deve pensar não apenas nos acionistas, mas, principalmente, nos brasileiros, e criticou a distribuição de dividendos da empresa encerrando a dúvida sobre a ingerência do Planalto na governança da petroleira. A mudança na distribuição de proventos da petroleira fez com que a empresa perdesse mais de 60 bilhões de reais em valor de mercado em dois dias.
As ações da Petrobras chegaram a registrar alta durante o dia com notícias de uma possível reversão na decisão sobre os dividendos extraordinários, que se mostraram equivocadas com a liberação dos primeiros cortes da entrevista de Lula ao SBT, que vai ao ar às 19h45.
O destaque negativo da sessão, no entanto, ficou com as ações da Vale que acompanharam a queda do minério de ferro na sessão regular, registrando uma perda de 3,11%. O minério de ferro chegou a cair quase 7% durante as negociações.
O efeito Lula também fez o dólar reverter a tendência de queda e fechar próximo à estabilidade, em meio às declarações.
E os estragos não pararam por aí, os juros futuros também reduziram o ritmo de queda, com as taxas operando na contramão dos rendimentos dos título norte-americanos às vésperas da divulgação do IPCA (Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro no Brasil e do CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) nos Estados Unidos.
Vale lembrar que, com o início do horário de verão nos EUA, o pregão regular da B3 passa a ser encerrado às 17h.
Fonte: O Antagonista
Foto: Reprodução