Mutirão de catarata: Pacientes perdem globo ocular após cirurgias em clínica oftalmológica de Belém, diz advogado

Mutirão de catarata: Pacientes perdem globo ocular após cirurgias em clínica oftalmológica de Belém, diz advogado

Por Edmilson Pereira - Em 2 meses atrás 304

Mais um escândalo grave na saúde pública nacional. Depois do caso de seis pacientes que foram contaminados com HIV após transplante de órgãos no RJ, agora outro caso gravíssimo, em Belém o registro de casos de infecção após cirurgia de catarata; com 10 pessoas perderam a visão.

A Secretaria de Saúde da capital paraense investiga problemas em procedimentos cirúrgicos oftalmológicos realizados pela Clínica São Lucas, que tem convênio com o SUS.

Em 12 de junho, dos 41 pacientes atendidos, dois apresentaram complicações. No dia 1º de julho, a clínica realizou 40 cirurgias de catarata. Logo depois, 22 pacientes denunciaram sequelas. No total, dez pessoas perderam a visão.

Ontem, a Vigilância Sanitária de Belém interditou a Clínica São Lucas depois que uma vistoria identificou irregularidades no local.

A interdição se deu pela falta de comprovação e evidências de que o processo de esterilização de equipamentos tenha ocorrido durante os eventos de forma adequada, revelou Pedro Ribeiro, secretário de Saúde de Belém (PA).

Em Parelhas, no interior do Rio Grande do Norte, também há um processo de investigação sobre casos de infecção de 15 pessoas em um mutirão de cirurgias de catarata, que podem ter sido provocados pela falta de esterilização de equipamentos cirúrgicos.

Ao menos oito pacientes precisaram retirar o globo ocular após a infecção bacteriana.