MOTORISTA EM AÇÃO: Empresa Unitrans inicia o terceiro módulo de treinamentos focando normas e condutas no trânsito
Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 984
‘Normas de Circulação e Conduta Comportamental de Trânsito”. Este é o tema que está sendo trabalhado do terceiro módulo do projeto “Motorista em Ação”, que começou nessa segunda-feira (15) e vai até a sexta-feira (19).
O módulo está sendo realizado pelo instrutor Cláudio Martins, que neste primeiro dia de capacitação trabalhou o tema de forma interativa, com a utilização de vídeos e muitos exemplos para motivar os motoristas que atuam nos 55 terminais não só a seguirem as regras de trânsito, mas também a ter uma direção defensiva e ser exemplo para outros condutores. A capacitação do módulo acontece no auditório da empresa de ônibus Unitrans, em Água Fria.
O instrutor Cláudio Martins iniciou a palestra falando que o comportamento de risco no trânsito é influenciado por diversos fatores, dentre eles, o homem, as vias e os veículos. Alguns comportamentos citados por Cláudio foram justamente não sinalizar ao mudar de faixa, não usar o cinto de segurança, não respeitar a sinalização, dirigir com o celular em mãos, não manter a distância mínima de segurança entre os veículos e ultrapassar os limites de velocidade, entre outras infrações e negligências.
“Muitas vezes o motorista usa a previsão. Já vê o que o semáforo vai fechar, então tira o pé. Isso é previsibilidade. Assim é muito mais fácil nos livrar de acidentes”, disse o instrutor, lembrando que a Unitrans realiza cerca de 2.500 viagens ao dia. “Sabemos que vocês têm o conhecimento de muita coisa dita aqui, mas reforçar é bom para evitar acidentes e fechar o mês sem ocorrências”, comentou Cláudio.
O ‘Operador em Ação’ é um projeto de capacitação permanente desenvolvido pela Unitrans, que existe desde 2012, e aborda temas ligados ao cotidiano dos operadores. Além de treinar os colaboradores, o projeto tem também o objetivo de reconhecer o esforço, compromisso, dedicação e empenho deles no atendimento e prestação de serviço à população e também na colaboração de um trânsito mais seguro.