Morre o humorista Ary Toledo os 87 em decorrência de uma pneumonia, segundo hospital

Morre o humorista Ary Toledo os 87 em decorrência de uma pneumonia, segundo hospital

Por Edmilson Pereira - Em 5 dias atrás 86

O humorista Ary Toledo morreu na manhã deste sábado (12), aos 87 anos, em São Paulo. A informação foi divulgada no perfil oficial do artista no Instagram. Ele estava internado desde o dia 2 de outubro no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, e morreu em decorrência de uma pneumonia, segundo informou o hospital.

O arista já havia sido internado outras vezes com pneumonia: em 2021, durante a pandemia, passou três meses acamado pelo mesmo motivo. Em entrevista ao Extra, na época, ele contou sobre as sequelas, como lentidão na locomoção e problema respiratório, e sobre sua rotina de recuperação, que incluía fisioterapia três vezes ao dia, para estimular os nervos e os músculos das pernas que ficaram atrofiados pelo tempo na cama, e exercício respiratório, já que seus pulmões ficaram 30% comprometidos, contou.

“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta, Mestre.”

Quem era Ary Toledo

Conhecido por sua irreverência, Ary Toledo nasceu em Martinópolis, no interior de São Paulo, em 22 de agosto de 1937, e fez carreira na televisão e no rádio contando piadas que abordavam temas sociais, políticos e besteirol, além de causos engraçados. Ary, que cresceu em Ourinho e chegou à capital aos 22 anos, também foi cantor, letrista e ator, e começou sua carreira artística no Teatro de Arena. Cinco anos depois, passou a se dedicar como humorista, se apresentando em shows que mesclavam música e humor.

Ary Toledo foi casado por 40 anos com a diretora teatral Marly Marley, que faleceu em 2014, aos 75 anos.

Foto: Instagram