Morre o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Marcos Antonio da Costa

Morre o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Marcos Antonio da Costa

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 1169

Faleceu no final da tarde desta sexta-feira (08), no hospital da Unimed JP, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Marcos Antonio da Costa. Ele tinha 66 anos e faleceu vítima de câncer .

Natural da cidade de Itaporanga (PB) Marcos Antônio da Costa era servidor de carreira do TCE e foi nomeado pelo então governador, Ricardo Coutinho (PSB), no dia 16 de outubro de 2015 e empossado no dia 28 do mesmo mês.

Antes de assumir a vaga de Conselheiro, ele era auditor do TCE e assumiu a vaga do conselheiro Humberto Porto, que se aposentou compulsoriamente da função.

O velório e a cremação acontecerão a partir das 8h, deste sábado (10), no Crematório Caminho da Paz, na BR 230, Km12, Cabedelo-PB.

Marcos Antônio da Costa – Natural de Itaporanga (PB), nascido em 6 de janeiro de 1953, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, no ano de 1978,  pela Universidade Federal da Paraíba. Exerceu a advocacia  de1979 a 1986, e atuou como advogado da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba.

Sua vasta experiência no setor público inclui exercício de cargos, e funções de chefia, na Secretaria de Interior e Justiça da Paraíba, secretarias de Saúde e da Segurança do Maranhão, Fundação do Bem Estar do Menor (MA), Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Paraíba, e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Ingressou no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba em 16 de janeiro de 1987, por concurso público, como Técnico em Controle Externo, cargo posteriormente transformado em Analista de Controle Externo e depois em Auditor de Contas Públicas. Foi Coordenador da Auditoria de Aposentadorias, Pensões e Reformas;  Chefe do Departamento de Controle de Atos de Pessoal (DECAP); e Diretor de Auditoria e Fiscalização (DIAFI).

E integrou ainda, no TCE-PB, o Grupo de Acompanhamento do Programa de Eficiência, Eficácia e Efetividade das Ações de Controle Externo; a Comissão de Reestruturação do Plano de Cargos e Salários; Comissão de Inspeção Especial em diversos entes do Estado; e, também, a Comissão de Edição das Súmulas e Jurisprudências, além do Conselho de Cultura do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Passou de auditor a conselheiro substituto em 05/02/1999, e atuou como conselheiro em exercício em várias oportunidades, substituindo os conselheiros titulares Arnóbio  Viana, Marcos Ubiratan, Nominando Diniz, Flávio Sátyro Fernandes e José Mariz.