Morre o Mestre Valentim, artista paraibano de destaque na arte da Marcheteria

Morre o Mestre Valentim, artista paraibano de destaque na arte da Marcheteria

Em 3 anos atrás 808

A Paraíba perdeu mais um extraordinário talento. Fernando Valentim dos Santos – Mestre Valentim -, faleceu nesta quinta-feira (10), em João Pessoa, onde estava internado em um hospital da Capital, em estado de coma.

Nascido em 1940 na cidade de Patos, Valentim passou grandes dificuldades na infância, ajudando o pai na roça – Sítio Enjeitado – e sobrevivendo às maiores secas já registradas no Sertão. Ingressou no ramo da marcenaria aos 15 anos, seguindo os passos dos irmãos mais velhos.

Como ajudante de marceneiro, aprendeu a fazer suas primeiras peças, que vendia de porta em porta. A busca por mais capacitação profissional o trouxe para João Pessoa, onde se estabeleceu como marceneiro de qualidade.

Mas foi só em 1997 que Mestre Valentim, num momento de inspiração, decidiu enveredar por uma técnica nova, e dessa experiência saiu sua primeira esfera de madeira maciça, que pela beleza lhe deu o título de Mestre, um mestre na marchetaria.

As peças do Mestre Valentim estão em todo mundo, encantando e brilhando a arte paraibana. O Mestre Valentim é tio do jornalista e músico Luiz Henrique, este com destacada habilidade com o pandeiro.

Marchetaria

Marchetaria é a arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, madrepérola, pedras, plásticos, marfim e chifres de animais, tendo como principal suporte a madeira.

Velório

O Velório será hoje, 10 de março, Cemitério Vale da Saudade, a partir das 13:00 horas.