Former Brazilian president Luiz Inacio Lula da Silva (front) speaks with his lawyer Cristiano Zanin Martins (L) before a mass held on the first anniversary of the death of former first lady Marisa Leticia, in Sao Bernardo do Campo, 25 km from Sao Paulo, Brazil on February 3, 2018. (Photo by NELSON ALMEIDA / AFP)

Ministro Zanin arquiva processo contra Bolsonaro por omissão na compra de vacinas durante a pandemia da Covid-19

Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 330

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ex-advogado do atual presidente Lula, decidiu, ontem, arquivar ação movida contra o então presidente Jair Bolsonaro pela suposta omissão na compra de vacinas no início da pandemia de Covid-19.

A ação, protocolada na Corte pela Rede Sustentabilidade em outubro de 2020, questionava a conduta de Bolsonaro na contratação de vacinas contra a doença.

Na época, o partido entendeu que ele teria desautorizado o Ministério da Saúde a realizar contrato com o Instituto Butantan para compra da vacina Coronavac, a primeira administrada no Brasil.

Ao decidir pelo arquivamento da ação, o ministro levou em conta um parecer enviado ao STF pela Advocacia-Geral da União (AGU) no dia 10 deste mês. No documento, o órgão defendeu a “desnecessidade do prosseguimento do feito” em função das medidas adotadas pelo novo governo.

“Verifico que assiste razão à AGU, uma vez que o quadro fático e sanitário atual encontra-se estabilizado, sendo desnecessária a continuidade da tramitação da presente ação. Os esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde e trazidos aos autos evidenciam a inutilidade de eventual provimento judicial que discuta o conflito descrito na petição inicial”, decidiu Zanin.

Ao ser protocolada no STF, a ação foi distribuída ao ministro Ricardo Lewandowski, Com a aposentadoria do ministro, em abril deste ano, Zanin ficou com a relatoria do processo. Cabe recurso contra a decisão.

Foto: Divulgação