Ministro Henrique Ávila participa das festividades dos 70 anos da Câmara de João Pessoa

Ministro Henrique Ávila participa das festividades dos 70 anos da Câmara de João Pessoa

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 954

O ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Henrique Ávila proferiu a palestra sobre ‘Precedentes Vinculantes e o Impacto na Advocacia’, nesta quinta-feira (19), em João Pessoa. O evento que aconteceu no Auditório Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), faz parte do ciclo de palestras ‘Câmara Aberta: Diálogos da Democracia’, que comemora os 70 anos da Câmara Municipal de João Pessoa. A participação do ministro aconteceu em uma parceria entre a CMJP e a Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB).

Estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara, Marcos Vinícius (PSDB); e os vereadores Eduardo Carneiro (PRTB), Raíssa Lacerda (PSD), Bispo José Luiz (PRB), Marcos Henriques (PT), Milanez Neto (PTB), Thiago Lucena (PMN), João Corujinha (PSDC), Tibério Limeira e Leo Bezerra, ambos do PSB.

Marcos Vinícius falou da importância de trazer uma figura nacional do mundo jurídico para falar de tema tão caro à população, que são as decisões do Judiciário. “É muito salutar que o conselheiro traga sua contribuição para o nosso ciclo de palestras que fazem parte dos eventos de celebração dos 70 anos da Câmara de nossa cidade”, enfatizou.

Todos os vereadores destacaram a importância do evento para dar continuidade à aproximação com a população porque passa o Legislativo Municipal desde o início da atual gestão. Eles ainda apontaram que o tema da palestra está em consonância com atual situação de crise em que vive toda a sociedade brasileira.

O conselheiro explicou a novidade trazida pelo novo Código de Processo Civil (CPC), onde a lei deixou de ser o único paradigma obrigatório que vincula a decisão do julgador. Os precedentes judiciais também vinculam as decisões judiciais atualmente.

“Esse tema de discussão é muito pertinente, porque estamos vivendo um momento de crise política e econômica que faz com que as instituições, tanto o Poder Judiciário, quanto a advocacia, sejam chamadas a todo o momento para resolver conflitos e, sem nenhuma dúvida, é preciso que todos nós advogados, juízes, aplicadores do Direito estejamos atentos às prerrogativas profissionais”, pontuou Ávila.

Ainda prestigiaram o evento o presidente da OAB-PB, Paulo Maia; a desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) Maria de Fátima Morais Bezerra Cavalcanti; e o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz.