Ministro do STF libera  para julgamento ação da Lava Jato contra Gleisi, presidente nacional do PT

Ministro do STF libera para julgamento ação da Lava Jato contra Gleisi, presidente nacional do PT

Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 626

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello liberou para julgamento a ação penal contra a senadora Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT. Celso é revisor da ação no Supremo. O processo é relatado por Fachin. Após o relator concluir a fase de instrução, quando são juntadas provas e ouvidas testemunhas, ele relata o processo e libera o caso para revisão. Esgotada essa fase, cabe ao revisor liberar o processo e pedir que ele seja incluído em pauta.

A decisão sobre a data de julgamento caberá ao atual presidente da 2ª Turma do STF, Ricardo Lewandowski.

Este deverá ser o segundo processo da Lava Jato no STF a ir a julgamento. O primeiro foi a ação penal contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR), condenado a 13 anos e noves meses de prisão no dia 29 de maio.

No processo são investigados a senadora e marido dela, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo (PT), por suspeitas de terem recebido de forma ilegal R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi ao Senado em 2010.

Eles são réus no processo por suspeita dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A senadora e o marido negam qualquer participação em irregularidades. Os advogados de defesa do casal afirmam que a denúncia não traz provas e se baseia em “meras conjecturas”.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República, o dinheiro teria origem no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato e teria sido repassado à campanha com o objetivo de manter no cargo o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, hoje um dos principais delatores do esquema de corrupção na estatal.

Paulo Bernardo foi ministro do Planejamento no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro das Comunicações na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.

Redação e Agência Folha