MAU ODOR: O que está por trás do mau hálito e como se livrar dele

MAU ODOR: O que está por trás do mau hálito e como se livrar dele

Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 422

Você pode não saber, mas o mau hálito afeta cerca de 40% da população brasileira. De acordo com a Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, quatro em cada dez pessoas sofrem desse problema que nem sempre está ligado a desordens estomacais.

Na maior parte das vezes, entre 90 e 95% dos casos, o transtorno vem da cavidade bucal mesmo, como explica o cirurgião dentista Luan Phillipe Sales, responsável técnico da clínica Sorridents “higiene bucal incorreta, dietas restritivas, boca seca e a não ida periódica ao dentista são os principais fatores para o surgimento do mau hálito e muitas das vezes, essa condição pode ser revertida apenas com uma orientação do cirurgião dentistas.

A higiene bucal inadequada é um agravante para o problema, pois permite que restos de alimentos se acumulem entre os dentes, na língua e na gengiva. Essa concentração de resíduos faz com que as bactérias que já existem naturalmente na boca dissolvam as partículas de alimentos e, assim, liberem substâncias com forte odor.

Doutor Luan ainda explica que muitas pessoas sofrem com o mau hálito assim que acordam “isso ocorre por causa do jejum aliado à diminuição do fluxo de saliva que acontece normalmente durante o sono, no entanto, se após o café da manhã e a escovação dos dentes o odor persistir, é importante buscar ajuda profissional”.
Tratamento

Luan Phillipe

O diagnóstico é feito primeiramente por meio de uma análise da boca do paciente e de seu histórico. Talvez o cuidado caseiro mais importante seja escovar os dentes, passar fio dental e limpar a língua com regularidade.

Escovar os dentes três vezes por dia, limpar sua língua e usar fio dental pelo menos uma vez por dia removerá as partículas de alimentos da boca. A limpeza da língua após a escovação reduz as bactérias que se alojam na boca. Procure uma escova dental que seja clinicamente comprovada no combate ao mau hálito.

Seu dentista pode prescrever ou recomendar um creme dental e enxaguante bucal específico para evitar a produção de maus odores.

Se seu dentista eliminou os problemas dentários que eram a causa potencial de mau hálito e determinou que sua boca está saudável, você deve consultar um médico.

Embora a halitose possa ser um problema embaraçoso, você não precisa ser escravo dela. Fale com o seu dentista se tiver alguma dúvida sobre a condição. Seguir as recomendações acima pode ajudá-lo a se sentir mais confiante a respeito de seu hálito, mesmo se o mau hálito não for um problema para você.

Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Imprensa