“Mãos que multiplicam saúde”: Prefeitura de João Pessoa garante atendimento à pessoa surda com intérpretes de Libras
Por Elison Silva - Em 2 anos atrás 376
Buscando fortalecer a rede de atenção à pessoa com deficiência através da inclusão, a Prefeitura de João Pessoa, através Área Técnica da Pessoa Com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde, garante acessibilidade no atendimento à pessoa surda com profissionais capacitados na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Atualmente, a Rede Municipal de Saúde possui três intérpretes e uma técnica de enfermagem especializada no atendimento em Libras. Essas profissionais fazem parte do projeto ‘Mãos que Multiplicam Saúde’, criado em 2014, com foco na inclusão durante o atendimento clínico de usuários com deficiência auditiva.
Na rede, as intérpretes estão lotadas nas Policlínicas Municipais de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo e exercem suas funções prestando assistência à saúde da pessoa com deficiência auditiva para garantir atendimento e tratamento adequado em toda a Rede Municipal, seja em acompanhamento de exames de rotina, consultas médicas ou outras solicitações que se fizer necessário.
“Essa dinâmica reflete em resultados positivos como o aumento da procura dos surdos pelos serviços de saúde, maior interação entre profissionais de saúde e esse público, além observarmos que os surdos adotaram uma postura mais cuidadosa com a própria saúde e uma disseminação de Libras entre os profissionais de saúde, que buscam se especializar e conhecer a linguagem de sinais para prestar um melhor atendimento e independente das nossas intérpretes”, comenta a coordenadora da Área Técnica da Pessoa com Deficiência, Ingrid Sales.
A pessoa com deficiência auditiva pode requerer a intérprete presencialmente nas policlínicas através de agendamento e será acompanhado pela intérprete ao serviço no dia agendado.
“É de grande importância ofertar esse tipo de assistência especializada e tem um impacto gigante na vida desses nossos usuários, que podem receber um atendimento digno, integral e com humanização no acolhimento. Para nós que trabalhamos nesse segmento é ainda mais gratificando saber que estamos proporcionando inclusão e ajudando outra pessoa”, destaca a técnica de enfermagem da Rede Municipal, Rosângela Lima.
“As oportunidades que são dadas aos ouvintes, precisam ser dadas também aos deficientes auditivos e nós buscamos sempre ofertar a integralidade do atendimento e a humanização no acolhimento”, conclui Ingrid Sales.
Dia Nacional do Surdo – Nesta segunda, 26 de setembro, é o Dia Nacional do Surdo, data que relembra a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. O mês é chamado de Setembro Azul: um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade.
O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no País: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Ação – Em alusão a data, a SMS estará realizando na sexta-feira (29), a partir das 9h, na Policlínica Municipal do Cristo, uma manhã de atividades voltadas aos usuários surdos. Na ocasião será ofertado um lanche aos participantes, além de palestras sobre o setembro amarelo, saúde bucal, apresentação do coral de Libras. Todo o evento será transmitido em Libras.
Fonte: Secom JP
Foto: Ivomar Gomes