Mandado de prisão contra Lula que circula nas redes sociais é falso
Por Elison Silva - Em 7 anos atrás 924
A Justiça Federal do Paraná esclarece em nota que a foto de um mandado de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, não é verdadeiro.
O mandado de prisão preventiva falso faz referência ao mandado da 7ª fase e a assinatura no final do documento é física. De acordo com a Justiça, não há assinatura física no eproc (sistema de processo eletrônico), apenas a assinatura digital.
Além disso, a data de nascimento do ex-presidente está errada.
Passaporte
O advogado de Lula Cristiano Zanin entregou na manhã desta sexta-feira (26) o passaporte do ex-presidente à PF, em São Paulo.
A determinação foi do juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara do Distrito Federal, onde Lula é réu em quatro ações penais, umas delas na Operação Zelotes relativa a suposto tráfico de influência na compra de caças suecos no governo Dilma.
Zanin disse que ficou “estarrecido” com a ordem de apreensão do passaporte, que a medida não se justifica e adiantou que vai recorrer da decisão, “até porque foi baseada em um processo que não está sob a jurisdição do juiz que determinou essa medida”.
Segundo o Zanin, a proibição fere o direito de ir e vir do presidente , que está assegurada pela Constituição Federal e por tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.