MAIS TRABALHO: Ricardo Coutinho assina convênios que asseguram recursos para a construção de 27 escolas municipais
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 964
O governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou, nesta quarta-feira (21), no Palácio da Redenção, convênios com prefeituras para a construção de 27 escolas municipais que representam aproximadamente R$ 29 milhões de investimento. Por meio da parceria, o Governo do Estado vai transferir os devidos recursos para as respectivas prefeituras e, dessa forma, estará fortalecendo o desenvolvimento da educação na Paraíba. A ação integra o Programa Mais Trabalho 2, lançado na última segunda-feira (19), com quase R$ 210 milhões de recursos a serem investidos em diversas áreas.
As cidades beneficiadas são: Alhandra, Barra de Santa Rosa, Boqueirão, Caaporã, Cachoeira dos Índios, Capim, Catingueira, Conde, Cuitegi, Esperança, Gurjão, Juripiranga, Juru, Livramento, Mãe D’Água, Pedras de Fogo, Poço José de Moura, Princesa Isabel, Remígio, Rio Tinto, São José de Espinharas, São José dos Cordeiros, Solânea, Teixeira e Umbuzeiro. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, prefeitos das cidades contempladas, deputados estaduais e auxiliares do Governo estiveram presentes na solenidade.
O governador Ricardo Coutinho ressaltou que os convênios representam o esforço do Estado para elevar o patamar da educação na Paraíba. “Não podemos olhar a educação como elementos separados, porque quem alimenta a rede estadual em grande parte é o estudante vindo da rede municipal. Estes alunos precisam ter uma qualificação que forneça a eles uma continuidade na passagem do ensino fundamental para o ensino médio. Com estes convênios estamos reforçando nosso compromisso com a melhoria da estrutura escolar nos municípios”, disse.
Ele ainda acrescentou que a educação tem que ser tratada como um grande sistema. “Só assim a educação será capaz de gerar democracia e dar oportunidades iguais para os jovens de todas as classes sociais”, finalizou.
As escolas deverão seguir um padrão elaborado pela Secretaria de Estado da Educação, contando com seis ou quatro salas de aula, além dos setores administrativos da unidade de ensino. De acordo com o secretário da Educação, Aléssio Trindade, as cidades contempladas possuem escolas pequenas, multisseriadas e que precisavam de um impulso para a implantação do ensino integral. “Os municípios terão o compromisso de reordenar o sistema educacional e em alguns casos, implantarem o ensino integral”, disse.