LUTO: Vítima de AVC hemorrágico, morre em João Pessoa o ex-deputado e prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano
Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 1204
“Acaba de falecer Zenóbio“. A postagem foi feita às 14h01min, deste domingo (14), por dona Lea Toscano, esposa do prefeito de Guarabira, informando da morte de Zenóbio Toscano (74), atual prefeito de Guarabira.
Ele foi vítima de um AVC hemorrágico, na tarde desse sábado (11). Zenóbio foi levado direto para a UTI do hospital da Unimed JP, onde estava internado em estado de coma, não resistiu e morreu no início da tarde de hoje.
Recentemente, Zenóbio esteve hospitalizado por alguns dias, também no hospital da Unimed, com problemas de pneumonia.
Chegou-se a especular que o mesmo estava acometido de Covid-19, o que segundo seus familiares, foi descartado após a realização de vários exames.
Perfil – Zenóbio Toscano nasceu em 4 de setembro de 1945, no município de Ingá, na Paraíba. Era formado em engenharia e casado com a ex-deputada estadual Léa Toscano com quem teve quatro filhos.
Na política, Zenóbio começou a vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel – PDS (49,09%) e Ademir Leal – PT (0,47%). Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo a expressiva votação de 14.936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito. Em 03 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado.
Em 4 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Em 2001, deixa o PMDB e filia-se ao PSDB. Em outubro de 2002 é eleito para seu quarto mandato como deputado estadual na Paraíba.
Em 2006 é novamente o mais votado do Estado, para deputado, com a votação de 38.265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.
Em de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 – 2016 eleito com 16 mil votos. Em 2016 foi reeleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos, tendo que se afastar das funções após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).
O ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima, de quem Zenóbio foi aliado político e secretário de seu governo, usou o Instagram para lamentar a morte do ex-deputado e prefeito de Guarabira
Mais um domingo triste, muito triste. Zenóbio Toscano é um ser humano raro. Raríssimo. Quem não o conheceu de perto não testemunhou o seu caráter nem desfrutou do senso de humor fino escondido no sorriso tímido. Sisudo? Não! Ele era sério, isto sim. Gestor exemplar e competente. Probo, honrado, ético, íntegro e decente. Amigo de uma vida inteira, amizade que herdei do meu pai e transmiti ao meu filho Pedro . Conselheiro de três gerações. A boa política sempre nos aproximou. O espírito público nos uniu. A amizade foi uma consequência natural dos propósitos comuns. Teria tanto a contar, uma linda história para relatar. Muito mais a agradecer. O Gato Preto dedicou sua vida a muitas vidas. Amou Guarabira como quem ama a própria existência. Ele e Léa se transformaram num só. Que lindo casal, que bela família. Camila é o legado maior que ele deixa ao seu povo. Mais uma vez choro de saudade. Choro por não poder prestar-lhe minha última homenagem. Por tanto bem que fez, já foi acolhido por Deus e recebido pelo Poeta, com a camisa do Vasco,
time do coração desses amigos irmãos. Descanse em paz, meu amigo Nóbio. @lea.toscano @depcamilatoscano @pedrocl