Lula escolhe deputada do PT-MG, Macaé Evaristo, para substituir Silvio Almeida, no Ministério dos Direitos Humanos

Lula escolhe deputada do PT-MG, Macaé Evaristo, para substituir Silvio Almeida, no Ministério dos Direitos Humanos

Por Edmilson Pereira - Em 2 dias atrás 11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual do PT de Minas Gerais,  Macaé Evaristo,  para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Lula se reuniu nesta segunda-feira (09), com a petista no Palácio do Planalto.

Macaé Evaristo entra para o governo após Lula demitir o advogado Silvio Almeida, envolvido em acusações de assédio sexual. O convite para a deputada foi confirmado pelo próprio presidente em sua rede social. “Hoje, convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, disse Lula.

O Ministério dos Direitos Humanos ficou sob chefia interina de Esther Dweck, que também chefia o Ministério da Gestão. Ela acumulou os dois cargos depois de Silvio Almeida ser demitido.

Na sexta-feira (06), após virem a público as denúncias contra Almeida, ele foi chamado ao Planalto para prestar esclarecimentos a outros ministros do governo. Entre as supostas vítimas de assédio estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A ministra não confirmou ter sofrido a violência.

Em reunião com Lula, o então ministro se recusou a pedir demissão do cargo e o presidente o exonerou. Após a demissão, Anielle Franco divulgou nota elogiando a decisão e informando que gostaria de ter o direito se preservar sua intimidade e não tratar do assunto publicamente. Ela também afirmou que pretende contribuir em investigações.

Com informações do Estadão

Foto: Instagram/Lulaoficial