Luciano anuncia pagamento de mais de R$ 6 milhões para o PMAQ na Atenção Básica de João Pessoa
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 937
O Prefeito Luciano Cartaxo (PSD), anuncia, nesta segunda-feira (27), pagamento aproximadamente R$ 6 milhões referente ao terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, de João Pessoa. O anúncio acontece às 17 horas de hoje no Centro Cultural, no bairro de Mangabeira. Os valores serão destinados a cerca de 2.700 profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs), de Acordo com a Lei Municipal Nº 13.034 de 11 de junho de 2015, que regulamenta o incentivo financeiro do PMAQ-AB.
A gerente de Atenção Básica, Naédina Gomes, explica que o PMAQ-AB é um programa para incentivar os gestores e as equipes de Saúde da Família a ampliar e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. “É uma forma de avaliar a Atenção Básica e valorizar os profissionais pelo seu trabalho a partir da premiação”.
A resolutividade dos serviços de Atenção Básica diz respeito à capacidade de identificar riscos, necessidades e demandas de saúde da população, com a solução de problemas de saúde do usuário, ofertando desde a consulta inicial e demais procedimentos na AB até o encaminhamento qualificado ao atendimento especializado, quando necessário. Isto inclui o incremento de diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de habilidades clínicas das equipes de saúde.
A efetivação da Atenção Básica como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) tem forte relação com a capacidade desse serviço acolher seus usuários, responsabilizando-se pelo seu cuidado e solucionando seus problemas, ou seja, sendo resolutiva. “Tudo isso para que as equipes de Atenção Básica possam atingir seu potencial resolutivo, é necessário que gestores e trabalhadores analisem e intervenham, de acordo com a sua realidade”, completou Naédina Gomes.
Gerentes de Saúde – O programa Gerente Saúde que iniciou este ano, através do Prefeito Luciano Cartaxo, tem contribuído para o aprimoramento e qualificação do processo de trabalho nas Unidades de Saúde da Família, sendo estes profissionais capacitados frequentemente, fortalecendo os diálogos entre os usuários, profissionais e Secretaria de Saúde, para que possa efetivar a melhoria da Atenção Básica.
No 3º ciclo do PMAQ-AB, que teve início em agosto de 2016, houve a recontratualização das Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e das Equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), como também as novas adesões das Equipes da Atenção Básica.