Foto: Ivomar Gomes Pereira.

Live sobre prevenção ao suicídio será realizada por CAPS Infantil de João Pessoa

Em 3 anos atrás 554

Foto: Ivomar Gomes Pereira.

Iniciando a programação da Secretaria de Saúde de João Pessoa em alusão ao Setembro Amarelo, o Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Capsi) Cirandar realiza nesta quarta-feira (1º) uma live sobre prevenção ao suicídio infantil. O evento online acontecerá às 20h, através do perfil do centro, no instagram (@capsi_cirandar).

Com o tema ‘Trabalhando juntos para prevenir o suicídio’, a transmissão acontecerá como mesa redonda, será focada na prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes e contará com a participação de especialistas da área. Participarão do momento a diretora do Capsi Cirandar, Luanna Campos, a enfermeira da área técnica de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Alessandra Cruz, o psiquiatra da Infância e Adolescência, Manoel Galdino e o psicólogo Vilmário Lacerda.

“Precisamos falar mais sobre o tema. O suicídio ainda é um tabu na sociedade, principalmente quando é entre crianças e adolescentes, mas há um índice bem significativo de casos que se concretizam e também dos que tentam. Trabalhamos durante todo o ano, mas no mês de setembro ganhamos mais força e voz para falar sobre isso, uma vez que a campanha é destaque”, explica Luanna Campos.

De acordo com direção do serviço, atualmente o Capsi possui 553 pacientes. Desse total, 53 tentaram cometer suicídio ou apresentaram pensamentos (ideação suicida), em sua maioria são adolescentes com idade a partir dos 14 anos e alguns LGBTQIA+.

“Este ano são 53 pacientes, em 2019 foram 123 casos atendidos no Centro, já em 2020 foram 19, reflexo direto na pandemia que fez com que muitos familiares não soubessem da situação de seus filhos ou não buscassem o serviço. Mas é importante destacar que nossa rede está estruturada e disponível para atender e cuidar dessas crianças e adolescentes durante todo o ano, independente de campanha de setembro amarelo”, reforça Luanna Campos.

Capsi Cirandar – É um serviço que integra a rede atenção psicossocial do município de João Pessoa. Atualmente, mais de 550 crianças e adolescentes na faixa etária de três a 17 anos são acompanhados pelo Centro, que recebe casos de transtorno mental severo ou persistente e uso abusivo de substâncias psicoativas.

São oferecidos atendimentos de psicologia, psiquiatria, serviço social, terapia ocupacional, enfermagem, nutricionista, educador físico, oficinas terapêuticas com educador social, práticas integrativas e dispensação de psicotrópicos com atendimento clínico farmacêutico, além de oficinas terapêuticas também para os familiares.

O atendimento é realizado por demanda espontânea, ou seja, a pessoa (ou o responsável) pode procurar o serviço diretamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O CAPS i está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n°, Roger, em frente ao Parque da Bica. Para orientações, o público pode entrar em contato através do número 3214-6079.

Setembro Amarelo – O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Fonte: Paraíba Notícia com Secom-JP