Justiça bloqueia recursos da prefeitura de Araruna para pagamento de dívidas com hospital da família Maranhão

Justiça bloqueia recursos da prefeitura de Araruna para pagamento de dívidas com hospital da família Maranhão

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 1143

O Tribunal de Justiça da Paraíba determinou, através de liminar, o bloqueio de R$ 164.673,77 da Prefeitura Municipal de Araruna, referentes a recursos de produção e atendimentos do Hospital Maternidade Maria Júlia Maranhão. O dinheiro é oriundo do Sistema Único de saúde (SUS) e não foi repassado à unidade hospitalar filantrópica, que em decorrência da falta de recursos, fechou as suas portas.

A juíza Clara de Farias Queiroz afirma em sua decisão que a Prefeitura não conseguiu comprovar nos autos possíveis irregularidades cometidas pela unidade hospitalar, que justificassem o cancelamento do repasse das verbas federais. Lembra que em caso de irregularidades, elas deveriam ter sido comunicadas ao Ministério da Saúde, mas a providência adotada pela gestão municipal foi suspender o repasse.

O Hospital Filantrópico Maria Júlia Maranhão, o único da cidade de Araruna fechou as portas em decorrência do não repasse por parte da Prefeitura Municipal. A dívida da gestão com a unidade hospitalar chega a R$ 224.775,94, composta pelo não repasse de recursos de um convênio municipal e recursos federais que se referem a produtividade, objeto da ação.

A direção da unidade hospitalar afirma que após receber os recursos, vai pagar os fornecedores e funcionários. Informa ainda que a intenção é retomar o atendimento da população, mas destaca que para que isso ocorra é necessário que o Poder Público faça os devidos repasses.

Atualmente, o atendimento médico em Araruna é realizado por uma Unidade de Pronto Atendimento, cujo custo de manutenção é superior ao do Hospital Maternidade Maria Júlia Maranhão, que oferecia mais serviços à população.