Jornalista Josélio Carneiro lança livro sobre o Liceu Paraibano na FCJA

Jornalista Josélio Carneiro lança livro sobre o Liceu Paraibano na FCJA

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 855

O jornalista e pesquisador Josélio Carneiro lança o livro “Lyceu Parahybano – berço da cultura e do jornalismo”, nesta terça-feira (8), às 19h, na Fundação Casa de José Américo, Praia de Cabo Branco, em João Pessoa. A obra, com 70 páginas, destaca a importância da escola de relevante simbologia à educação, cultura e jornalismo da Paraíba.

Segundo o autor, aquela considerada a mais tradicional escola pública de nosso estado completou 183 anos, em 24 março passado. O educandário foi criado no ano 1836. O trabalho jornalístico de Josélio Carneiro registra tópicos da trajetória do Liceu narrada na ampla pesquisa do professor e historiador José Rafael de Menezes, intitulada História do Lyceu Parahybano, livro publicado em 1983 pela Editora da Universidade Federal da Paraíba.

“Essa reportagem objetiva resgatar fragmentos da história do Liceu despertar na atual geração de alunos e futuras gerações o sentimento de orgulho da escola berço da cultura, do jornalismo e da intelectualidade”, pontua Josélio.

No primeiro capítulo constam depoimentos dos ex-alunos: Celso Furtado, Martinho Moreira Franco, Zezita Matos, Elba Ramalho, Flávio Tavares, Paulo Melo, Biu Ramos, Carlos Pereira de Carvalho, José Octávio de Arruda Mello, Walter Santos, e Maria Ângela Sitônio Wanderley. Há ainda registros sobre Augusto dos Anjos (aluno e professor), Ascendino Leite, Humberto Lucena, Alaíde Chianca.

No Liceu também estudaram jovens que, décadas depois, se tornariam governadores da Paraíba a exemplo de: João Pessoa, Ernani Sátyro, Ruy Carneiro, José Américo de Almeida, João Agripino, Wilson Braga, Antônio Mariz, Cícero Lucena. Já Tarcísio de Miranda Burity, foi professor do Lyceu.

Na ocasião do lançamento estarão disponíveis mais três livros publicados por Josélio Carneiro: Paraíba Governos em Cena; A União – Escola de Jornalismo e Rádio Tabajara – Patrimônio Cultural da Paraíba. As quatro obras serão vendidas por apenas R$ 10,00 cada. A jornalista e diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, fará a apresentação dos livros sobre A União e Rádio Tabajara.