João Pessoa sedia I Congresso Nacional de Direitos Humanos em Doenças Raras a partir desta segunda-feira

João Pessoa sedia I Congresso Nacional de Direitos Humanos em Doenças Raras a partir desta segunda-feira

Por Edmilson Pereira - Em 4 horas atrás 31

Será realizado hoje e manhã no auditório Master da Faculdade Uniesp, aqui em João Pessoa, o I Congresso Nacional de Direitos Humanos em Doenças Raras. A abertura do evento às 14h de hoje, nesta terça-feira, a programação será iniciada às 8h e segue até às 17h.

OI Congresso Nacional de Direitos Humanos em Doenças Raras abordará os avanços e desafios na garantia de direitos para pessoas com doenças raras, focando na inclusão, dignidade e acesso a serviços essenciais.

Serão destacados os avanços em políticas públicas para a garantia dos direitos humanos, mas também os desafios para o acesso à saúde e direitos fundamentais em condições de dignidade humana e apoio integral.

O Congresso também será um espaço de diálogo entre especialistas, famílias, profissionais e representantes de políticas públicas, buscando fortalecer a rede de apoio e criar estratégias para uma sociedade mais inclusiva e justa. O objetivo é transformar desafios em oportunidades, garantindo uma vida digna para todos.

Centro de Doenças Raras de João Pessoa é um equipamento de saúde, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fornece assistência especializada para pacientes com doenças raras, que afetam um número reduzido de pessoas, mas que juntas, impactam milhões em todo o mundo. São doenças que geralmente são difíceis de diagnosticar e tratar devido à falta de conhecimento e recursos.

Referência Nacional – O Centro é visto nacionalmente como uma referência importante no atendimento e tratamento de pessoas com doenças raras e seus familiares, se destacando por oferecer um atendimento integrado e qualificado, contando com uma equipe multiprofissional, formada por diversas especialidades médicas, sendo elas: geneticistas, hematologistas, pneumologistas, reumatologistas, pediatras, nutrólogos, ortopedistas, psiquiatras, clínicos, imunologistas, neurologistas, alergologistas, além de uma equipe composta por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, entre outros profissionais.

Serviço – Para receber assistência, o usuário deve ser encaminhado, via regulação, pelas unidades de saúde da família (USFs), unidades de pronto atendimento (UPAs), Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e outros serviços que, por ventura, atendam pacientes raros.

O Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras está localizado à Rua Esmeraldo Gomes Vieira, nº 362, no bairro Bancários. Para agendamentos e outras informações, o usuário pode entrar em contato com o número 3213-7620.

Foto: Secom-JP/arquivo