Jeová defende aquisição de laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade para o Napoleão Laureano

Jeová defende aquisição de laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade para o Napoleão Laureano

Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 786

O deputado estadual Jeová Campos (PSB), que recentemente passou por uma intervenção cirúrgica para retirada de nódulos nas amígdalas e passou por sessões de quimioterapia,  encaminhou ao governador Ricardo Coutinho (PSB) um pedido para aquisição de uma laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade,  “imprescindíveis para implantação de um Serviço de Transplante de Medula Óssea no Estado”, justifica Jeová.

O parlamentar informou que entregou ao governador, o oficio encaminhado pelo diretor presidente da Fundação, Antônio Carneiro Arnaud, com a solicitação que pode viabilizar a implantação deste novo serviço, que possibilitará que a Paraíba deixe de ser subsidiária de outros estados da Federação e passe a ser protagonista nos serviços de Imunogenética e Histocompatibilidade.

Atualmente, os exames de Imunogenética e Histocompatibilidade são encaminhados para um laboratório em Barretos (SP) e Recife (PE). A solicitação da direção do Laureano é para que 50% da quantia atual dos exames seja encaminhada para o laboratório Nativida, de Porto Velho, que é parceiro do Laureano, desde 2017.

O Nativida está financiando parte da construção de um prédio dentro da área do complexo hospitalar do Laureano onde funcionará esse laboratório, assim como participará da aquisição de equipamentos e de montagem da equipe com pessoal técnico especializado. O financiamento, conforme explica o ofício, será ressarcido posteriormente, sem juros, e de acordo com o faturamento do laboratório que será administrado pelo Nativida.

“Esse é um pleito justíssimo, que vai possibilitar a abertura de novos postos de trabalho, ampliar a oportunidade de transmissão de conhecimento científico e, sobretudo, dotar a Paraíba de um serviço que hoje só existe fora do Estado”, argumenta o deputado Jeová Campos. Ele reitera que essa decisão do governador está respaldada na Portaria 342, de 10 de março de 2014, que permite o estado fazer a mudança do executor dos exames, neste caso específico, do laboratório paulista para o Nativida.

Segundo o parlamentar, o governador disse que ia analisar o pleito e dar o encaminhamento que for mais positivo para a Paraíba. “Ricardo é um gestor que tem visão e sabe que essa decisão é positiva para a Paraíba, então estou confiante que ele acatará o pleito da direção do Hospital Laureano, até pela parceria e compromisso do Nativida com a instituição paraibana”, afirma Jeová que, recentemente, fez um tratamento de saúde no Laureano e pôde comprovar a seriedade e competência da instituição em acolher e tratar os pacientes que procuram os serviços daquela unidade de saúde que atende pelo SUS e também através de diversos convênios.

No ofício encaminhado ao governador, o diretor presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Armaud, reitera que “os atuais laboratórios localizados em Recife e São Paulo não estão, no momento, ajudando com a mínima quantia financeira e nem dando condições para que o hospital possa evoluir nesse importante setor de saúde”