JANELA: Deputado João Henrique vai deixar o DEM e deve se filiar ao MDB de José Maranhão

JANELA: Deputado João Henrique vai deixar o DEM e deve se filiar ao MDB de José Maranhão

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 896

Sem condições de continuar no DEM, partido pelo qual se elegeu deputado estadual nos dois últimos mandatos, João Henrique vai aproveitar a janela partidária, aprovada na última minirreforma eleitoral, para mudar de legenda, sem o risco de perder o mandato, por infidelidade partidária. Ele justifica que não pode continuar no DEM, comandado pelo ex-senador Efraim Morais e o deputado Federal Efraim Filho, aliados do governador Ricardo Coutinho, a quem Henrique faz oposição e não admite se compor politicamente.

João Henrique tem convites de várias legendas, entre elas, o PSDB,  liderada pelo senador Cássio Cunha Lima, a quem sempre esteve alinhado politicamente nos últimos anos, mas deve optar por se filiar ao MDB do senador José Maranhão, de quem recebeu convite na última semana.

Candidato à reeleição para mais um mandato à Assembleia Legislativa,  João Henrique se consolidou nos últimos anos como a principal liderança política da região do Cariri paraibano, desbancando outros concorrentes,  como Carlos Batinga, que deve disputar um novo mandato no pleito deste ano, e Pedro Medeiros, que por muitos anos representou o Cariri na Casa Epitácio Pessoa, e na sexta-feira (23) se filiou ao MDB e tem projeto de disputar novamente um mandato de deputado estadual.

A esposa do deputado João Henrique, Edna Henrique, foi prefeita da Monteiro, por dois mandatos consecutivos, e deve disputar uma vaga de deputada federal agora em 2018, diante da recusa de Carlos Batinga e do ex-deputado estadual e secretário de Agricultura, Francisco Quintans, que receberam convites de Henrique para disputar mandato com o aval do seu grupo político na região do Cariri.

Como tem prazo até o dia 6 de abril para filiação a uma nova legenda João Henrique tem tempo para decidir, mas deve se definir mesmo pelo MDB, diante da proposta feita pelo senador José Maranhão que é de comandar a legenda em todas as suas áreas de atuação política.