Inscrições para o Enem 2021 começam nesta quarta-feira

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta quarta-feira

Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 401

As inscrições para a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão abertas a partir de quarta-feira (30) e terminam em 14 de julho. Os interessados podem fazer o registro por meio da Página do Participante e também solicitar o atendimento especial nos dias das provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que, independentemente de ter conseguido ou não a isenção de taxa, o interessado deve fazer a inscrição. No momento do registro, além dos dados pessoais, deve ser indicado a modalidade de prova que deseja fazer: impressa ou digital.

A versão digital do Enem estará disponível apenas para os candidatos que finalizaram o ensino médio ou vão concluir em 2021. Os treineiros poderão fazer apenas a opção impressa. As duas modalidades de provas serão aplicadas em 21 e 28 de novembro.

Atendimento especial

O recurso deve ser solicitado no momento da inscrição com o envio de documento que, comprove a condição. Podem fazer o requerimento candidatos com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva e intelectual (mental), surdez, surdo cegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes e idosos.

O documento comprovatório deve conter o nome completo e a descrição do diagnóstico. Também deve estar descrito o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), assinado por um médico que deve ter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em órgão avalizado.

Enem 2021

O exame foi instituído em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes que finalizaram a educação básica. Ao longo do tempo, tornou-se uma das principais formas de ingresso no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

As notas obtidas no Enem também são parâmetros para acesso a auxílios governamentais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os resultados podem ser usados em processos seletivos de instituições de Portugal que possuem convênio com o Inep.