Hospital Universitário de João Pessoa recebe equipamento de ressonância

Hospital Universitário de João Pessoa recebe equipamento de ressonância

Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 796

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), começará a oferecer, em breve, à população da Paraíba, serviço de ressonância magnética. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, durante visita técnica à instituição, nesta segunda-feira (1º).

O hospital com o novo equipamento fará, inicialmente, 200 exames por mês para atendimento ambulatorial, além dos que serão efetuados nos pacientes internados na instituição. “Esta é a primeira vez que o estado passa a ter esse serviço na rede pública. Isso é muito importante para a população que o recebe, e também para a formação dos futuros médicos, que são treinados e preparados por essa instituição”, afirmou o ministro Rossieli.

De acordo com Rossieli, foi feito um investimento de quase R$ 2 milhões, entre a compra do equipamento e o valor de instalação. O equipamento já se encontra no hospital e faltam poucos detalhes para que ele comece a funcionar. O serviço de ressonância magnética do Hospital Universitário Lauro Wanderley atenderá a demanda de todo o estado da Paraíba, e deverá beneficiar 3,9 milhões pessoas.

Medalha – Durante a visita a João Pessoa, o ministro entregou para o médico e cirurgião plástico Paulo Germano Cavalcanti Furtado a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Segundo Rossieli, doutor Paulo foi homenageado pela dedicação e pelo carinho com que trata os pacientes do HULW.

“Mesmo afastado das suas funções, ele permanece vindo e contribuindo todo o tempo que pode por uma causa muito bacana e bonita: cuidar de crianças, especialmente aquelas com lábios leporinos. É um exemplo para a sociedade da Paraíba e do Brasil”, afirmou o ministro.

O médico, que começou como cirurgião pediátrico, especializou-se em cirurgia de crianças com lábios leporinos se sentiu lisonjeado com a condecoração. “Essa homenagem é resultado de um trabalho bem consistente, feito há muitos anos com uma equipe que participa ativamente desse tipo de atendimento”, falou o médico.

A honraria existe desde 1955 e tem por finalidade agraciar personalidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação.