Começa nesta sexta-feira (09) a propaganda eleitoral obrigatória nas emissoras de rádio e da TV aberta dos candidatos a prefeito, vice e vereadores nas eleições municipais deste ano de 2020.
A propaganda eleitoral segue até o dia 12 de novembro, três dias antes da votação do primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro.
A propaganda eleitoral é dividida em duas formas: o horário eleitoral e as inserções eleitorais
O guia eleitoral dura 10 minutos diários e é transmitido de segunda a sábado. No rádio ocorre das 7 às 7h10min e das 12h às 12h10min.
Na TV, o guia eleitoral será veiculado das 13h às 13h10 e das 20h30min às 20h40min.
As inserções, que são os clipes dos candidatos, serão veiculadas ao longo da programação, inclusive aos domingos, das 5h às 24h, com duração de 30 ou 60 segundos cada.
Tempo
As coligações “A cidade no ritmo certo” e “Pra cuidar de João Pessoa”, dos candidatos Ruy Carneiro (PSDB) e Cícero Lucena (PP), respectivamente, terão maior tempo de propaganda eleitoral gratuita – rádio e TV.
Ruy Carneiro terá o tempo de 1’59”06 e Cícero Lucena, com 01’46”84. Com o terceiro maior tempo aparece a Coligação “Um novo momento, uma nova solução”, que tem à frente o vereador licenciado João Almeida (Solidariedad).
A Coligação “Unidos por João Pessoa” do candidato Anísio Maia (PT) tem o 4º maior tempo: 01’15”40. Raoni Mendes (DEM), que concorre pela Coligação “Pra João Pessoa funcionar”, tem o 5º maior tempo.
Já Edilma Freire (PV), da Coligação “João Pessoa da gente”, ficou em 6º. Terá 00’49”37 de guia no rádio e na TV.
O MDB com Nilvan Ferreira ficou com 7º tempo: 00’42”87.
O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), na disputa pela Coligação “A força do povo” terá 00’40”70 para apresentar as propostas.
O 9º tempo – 00’16”84 – caberia ao PSOL, mas com a desistência do candidato Pablo Honorato, pode haver mudanças.
O deputado estadual Wallber Virgulino (Patriotas), que disputa pela Coligação “Coragem para fazer o novo”, ficou com o 10º menor tempo de guia: 00’15”40.
Pela ordem de sorteio, durante reunião comandada pela juíza da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa Cláudia Evangelina Chianca, com partidos e representantes de coligações, pela ordem, se apresentam Ruy Carneiro, Edilma Freire, Ricardo Coutinho, Anísio Maia, Wallber Virgulino, Cícero Lucena, João Almeida, PSOL (candidato a definir), Raoni Mendes e Nilvan Ferreira.
Carlos Monteiro, da Rede, Rama Dantas, do PSTU, Rafael Freire (UP) e Camilo Duarte, do PCO, não terão direito a participação no guia eleitoral do rádio e TV, uma vez que esses partidas não têm representantes no Legislativo.