Governo Federal confirma ‘pente fino’ no Bolsa Família; Lula estima economia de R$ 10 bilhões para os cofres do governo
Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 808
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí, confirmou, nesta quinta-feira (09), que 10 milhões de beneficiários do Bolsa Família estão sendo avaliados sobre a possibilidade de serem excluídos do programa por atualmente terem indícios de receberem o pagamento de forma indevida. O governo Lula (PT) planeja fazer um pente fino no programa de transferência de renda.
Wellington Dias informou que está em andamento a revisão dos dados do Bolsa Família, e os resultados devem ser apresentados ao presidente ainda neste mês de fevereiro.
A revisão dos benefícios do Bolsa Família tem potencial de garantir uma economia de R$ 10 bilhões, segundo previsão inicial do governo. Uma parte dessa redução dos gastos já pode beneficiar o Orçamento deste ano, segundo integrantes da área orçamentária do governo Lula.
O pente-fino do novo Bolsa Família será feito com a revisão do Cadastro Único (CadÚnico), que é um sistema centralizado de registro de dados que permite saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil para inclusão nos programas sociais. A coleta de dados é feita pelas prefeituras.
O plano de revisão do cadastro deve durar cerca de dois meses e visa garantir que as pessoas que estão recebendo o benefício realmente se enquadram nas exigências para ter acesso ao programa e identificar também fraudes. O foco da revisão são as famílias unipessoais, um grupo de cerca de seis milhões.
A revisão do cadastro é um tema sensível por conta do ruído que pode provocar nos beneficiários do programa, uma população vulnerável.
O governo já antecipou que a ideia é que, no relançamento do Minha Casa, Minha Vida pelo presidente Lula, o cadastro também seja usado para verificar quem tem já recebe Bolsa Família, mas ainda não tem habitação.
Fonte: Paraíba Notícia com informações de O Estadão
Foto: Divulgação