Governo Federal bloqueia 8,4 milhões do Bolsa Família; objetivo é reparar distorções no Cadastro Único
Por Edmilson Pereira - Em 11 meses atrás 452
Ao longo de 2023, o Governo Federal promoveu um ‘pente-fino’ nos cadastros do Bolsa Família o que resultou no bloqueio de 8,4 milhões de famílias. O objetivo da medida seria reparar distorções no Cadastro Único, porta de entrada para programas sociais do governo federal.
De acordo com o Metrópoles, os cortes em questão são referentes a famílias que apresentavam algum tipo de inconsistência no cadastro, de renda ou composição familiar, além de beneficiários com informações desatualizadas há muito tempo.
Os estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro foram os únicos a ultrapassar a marca de um milhão de benefícios cortados. O Ministério destaca que essa ação faz parte de uma série de medidas para a “retomada” do Bolsa Família, que, segundo a pasta, sofreu modificações nos últimos anos.
Vale citar que, o Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do país que completa 20 anos em 2023, destina-se a famílias com renda per capita máxima de R$ 218 mensais. Em 2023, o governo elevou o valor mínimo do benefício para R$ 600 por família, além de acréscimos para crianças e gestantes.