Governador Ricardo lança 2ª edição do Gira Mundo Finlândia com 55 vagas para profissionais da educação

Governador Ricardo lança 2ª edição do Gira Mundo Finlândia com 55 vagas para profissionais da educação

Por Edmilson Pereira - Em 8 anos atrás 823

O governador Ricardo Coutinho (PSB)  lançou, na tarde desta segunda-feira (19), no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, em João Pessoa, o edital do Programa Gira Mundo Finlândia edição 2017/2018, que vai oferecer 55 vagas de intercâmbio para professores e gestores da rede estadual de ensino. Esta é a segunda edição do Programa, que no ano passado levou 20 professores para uma qualificação profissional na Finlândia. Após a seleção dos educadores, 40 serão capacitados pela Häme University of Applied Sciences (HAMK), em Hämeenlinna e 15 pela Tampere University of Applied Sciences (TAMK), na cidade de Tampere. O Gira Mundo Finlândia representa um investimento de quase R$ 1 milhão.

O lançamento do edital ocorreu durante o Seminário Final de Avaliação do Gira Mundo Finlândia edição 2016/2017 e contou com a presença da vice-governadora Lígia Feliciano, da diretora da Escola de Educação Profissional de Professores da HAMK, Seija Mahlamäki-Kultanen, do presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços da Paraíba (Fecomércio), Marconi Medeiros, auxiliares do Governo e deputados estaduais, a exemplo de Hervázio Bezerra e João Gonçalves.

Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho foi presenteado com um livro contendo experiências vivenciadas e aprendidas pelos professores que foram para o intercâmbio na Finlândia. Ele ainda ressaltou o papel do Gira Mundo para ampliar a qualificação da educação na Paraíba. “A educação pública passou muitos anos carregando a ideia de que, por ser pública, não precisava ter qualidade. Na verdade, justamente por ser pública, que ela precisa ter a melhor qualidade possível. Para isso é fundamental um estímulo para que os envolvidos na rede estadual de ensino tenham ideias, olhares e conceitos novos. No caso dos professores, estamos quase triplicando o número de vagas do programa e consolidando a relação pedagógica com a Finlândia, lugar que tem um excelente sistema educacional. A expectativa é que os professores contaminem positivamente toda a rede estadual de ensino com as experiências adquiridas na Finlândia”, pontuou.

“Estamos melhorando a qualidade do ensino, através de investimentos nas estruturas das escolas, também ampliando o conteúdo pedagógico, implantando vários laboratórios como de ciências, informática e robótica, além de ampliar programas como o Prima e o Gira Mundo. Este ano, o Gira Mundo para estudantes terá o dobro de vagas e vai levar os alunos para o Canadá, Portugal e Espanha. Enfim, qualificamos professores e estudantes visando o desenvolvimento do ensino público”, ressaltou o governador.

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, lembrou que este ano, além da ampliação de vagas, há duas Universidades envolvidas no programa e o tempo do intercâmbio também é variado. “Temos intercâmbios de um mês na área de empreendedorismo e dois meses para temáticas como aprendizagem baseadas em projetos, educação profissional e ferramentas digitais na educação. Parte deles irá entre outubro e novembro e outra parte em março de 2018. Este intercâmbio é fundamental porque se inicia lá na Finlândia, mas tem continuidade aqui na Paraíba, com atividades acadêmicas e uso na prática em sala de aula”, explicou.

“Esse tipo de intercâmbio é importante porque os professores podem adquirir experiências e conhecimentos que, posteriormente, poderão ser direcionados para a realidade do Estado. O princípio da educação centrada no aluno é um ponto que deve ser comum tanto na Finlândia como na Paraíba. Espero que a segunda edição do Gira Mundo também seja um sucesso, com o apoio do Governo do Estado. Fiquei muito feliz com o resultado da primeira edição”, disse a diretora da Escola de Educação Profissional de Professores da HAMK, Seija Mahlamäki-Kultanen.