Gervásio Maia integra subcomissão permanente da Câmara Federal que vai acompanhar uso da Base de Alcântara

Gervásio Maia integra subcomissão permanente da Câmara Federal que vai acompanhar uso da Base de Alcântara

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 755

O deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB), que integra a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, tomou posse na subcomissão permanente que vai acompanhar o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O colegiado que tem como relatora a deputada Luiza Erundina (Psol-SP), vai analisar e monitorar políticas e acordos relacionados à base de Alcântara.

Gervásio Maia disse que a expectativa é que a subcomissão contribua para uma discussão qualificada sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, firmado com os Estados Unidos pelo presidente Jair Bolsonaro em março deste ano.  “A retomada da política aeroespacial é importante, mas é preciso garantir a soberania nacional. Vamos pensar em políticas que gerem dividendos financeiros para salvaguardar a população alcantarense”, ressaltou Gervásio Maia.

Potencial

De acordo com a deputada Luiza Erundina, o Centro de Lançamento de Alcântara, criado no início dos anos 1980, no estado do Maranhão, é um dos melhores locais para lançamento de foguetes e satélites do mundo. “Sua localização próxima à Linha do Equador possibilita uma economia de cerca de 30% em combustível nos lançamentos, e sua proximidade ao mar facilita a chegada de contêineres”, destacou a parlamentar.

Composição

Além de Gervásio Maia, também integram a subcomissão os deputados Márcio Jerry (PCdoB-MA), Luiza Erundina (PSOL-SP), Margarida Salomão (PT-MG), Cezinha de Madureira (PSD-SP) e Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF). Os deputados Angela Amin (PP-SC) e David Soares (DEM-SP) integram o colegiado na posição de suplentes.

O acordo para utilização do Centro de Lançamento de Alcântara ainda será submetido à apreciação da Câmara dos Deputados.