GAECO: Ex-presidente da Câmara Municipal do Conde é preso acusado por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro
Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 797
O Ministério Público da Paraíba e a Polícia Civil do Estado desencadearam, nesta segunda-feira (6), uma das fases da Operação “Cavalo de Tróia”, no município do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa. A operação foi para cumprir dois mandados de prisão preventiva deferidos pela Justiça. O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Barbosa, conhecido como Naldo Cell (PT), foi preso por agentes da Polícia Civil e do Gaeco – Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba
A operação “Cavalo de Tróia” investiga membros de casas legislativas de inúmeros municípios paraibanos, que usam interpostas pessoas para desviar recursos públicos, incorrendo em crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.
Participam da operação o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB), a Promotoria de Justiça do Conde e a Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deccor).
Prisão
O vereador Ednaldo Barbosa da Silva, conhecido como “Naldo do Cell” é suspeito de participar de um esquema de corrupção envolvendo a devolução de salários pagos a assessores de parlamentares contratados sem concurso público e vai responder por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
As investigações começaram há pouco mais de um mês e apontaram um esquema de corrupção instalado na Câmara Municipal do Conde. No decorrer do trabalho investigativo, foi constatado que outros parlamentares adotavam a mesma prática que é tipificada como crime.