Futuro secretário de saúde de João Pessoa será um nome que além de conhecimento na área vai trazer votos para somar na reeleição de Cícero
Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 1254
O que está aconcetendo com o cargo de secretário de saúde de João Pessoa? Três anos, três secretários, com dois deles pedindo para deixar a pasta. Primeiro foi médico Fábio Rocha, proprietário da rede de laboratórios Murilo de Almeida, indicado pessoalmente pelo prefeito Cícero Lucena, que renunciou no dia 16/12/2021, antes de completar um ano, alegando “entraves alinhados a um contexto de desorganização, e o delicado momento de um ápice da pandemia do Covid, e turbulência vivenciada em todos quadrantes da gestão”.
Nesse domingo (06), o também médico, Luiz Ferreira, em carta de renúncia, pediu para sair, falando em “ingratidão e injustiça”.
- Vivi um ano e seis meses à frente da secretaria municipal de saúde, maior desafio profissional que tive na vida. Lutei com todas as minhas forças para fazer o que achava certo e consegui contagiar uma equipe que muito me orgulhou, pontou o demissionário secretário.
Entre as gestões de Fábio Rocha e Luiz Ferreira teve ainda a ex-reitora da UFPB, Margareth Diniz, que igualmente pediu para sair.
Diante desse cenário, o prefeito Cícero Lucena, que está a pouco mais de um ano entrar disputar por sua reeleição terá que ter muita habilidade para escolher o futuro ocupante da saúde municipal, exigindo do atual gestor da Capital muita habilidade para escolher a pessoa certa e evitar problemas futuros, sobretudo, eleitorais.
Depois da saída de Luiz Ferreira, o que não falta é especulação sobre nomes para ocupar a secretaria de saúde municipal, que interamente, está sendo comandada, pela atual Executiva, Janine Lucena, (filha do prefeito Cícero), que certamente não será elevada à titularidade do cargo, porque o prefeito Cícero, precisará de nome quen some além saúde, apoio político e votos em 2024.
E como a palavra especulação está em alta, o nome do médico e deputado estadual Taciano Diniz (União) está no radar como uma das opções para ocupar a secretaria de saúde de João Pessoa. Taciono é médico, é aliado do prefeito Cícero Lucena, do prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, fez dobradinha com o deputado federal Mercinho Lucena (Progressista) nas eleições passadas, além de já ter declarado apoio à reeleição do prefeito da Capital.
A indicação de Taciano Diniz, além de trazer o União Brasil para a gestão municipal de João Pessoa, também inviabilizará a entreda do radialista Nilvan Ferreira no partido comandado pelo senador Efraim Filho, trazendo ainda para a base de Cícero, os apoios de três ex-prefeitos, os atuais suplentes de deputados estaduais, Nilson Lacerda, de Conceição, que ganharia a vaga de titular do mandato na Assembleia Legislativa, no caso da confirmação de Taciano na Saúde, do ex-prefeito Airton Pires, de São João do Rio do Peixe, como também de Pedrito, ex-prefeito de Cruz do Espírito Santos, além do deputado federal Damião Feliciano, que publicamente já assuimiu posição contrária a entrada de Nilvan no União.
Esta possibilidade está posta e os próximos dias poderão confirmar ou não.
Foto: Secom/JP