Futuro secretário de saúde de João Pessoa será um nome que além de conhecimento na área vai trazer votos para somar na reeleição de Cícero

Futuro secretário de saúde de João Pessoa será um nome que além de conhecimento na área vai trazer votos para somar na reeleição de Cícero

Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 1254

O que está aconcetendo com o cargo de secretário de saúde de João Pessoa? Três anos, três secretários, com dois deles pedindo para deixar a pasta. Primeiro foi  médico Fábio Rocha, proprietário da rede de laboratórios Murilo de Almeida, indicado pessoalmente pelo prefeito Cícero Lucena, que renunciou no dia 16/12/2021, antes de completar um ano, alegando “entraves alinhados a um contexto de desorganização, e o delicado momento de um ápice da pandemia do Covid,  e turbulência vivenciada em todos quadrantes da gestão”.

Nesse domingo (06), o também médico, Luiz Ferreira, em carta de renúncia, pediu para sair, falando em “ingratidão e injustiça”.

  • Vivi um ano e seis meses à frente da secretaria municipal de saúde, maior desafio profissional que tive na vida. Lutei com todas as minhas forças para fazer o que achava certo e consegui contagiar uma equipe que muito me orgulhou, pontou o demissionário secretário.

Entre as gestões de Fábio Rocha e Luiz Ferreira teve ainda a ex-reitora da UFPB, Margareth Diniz, que igualmente pediu para sair.

Diante desse cenário, o prefeito Cícero Lucena, que está a pouco mais de um ano entrar disputar  por sua reeleição terá que ter muita habilidade para escolher o futuro ocupante da saúde municipal, exigindo do atual gestor da Capital muita habilidade para escolher a pessoa certa e evitar problemas futuros, sobretudo, eleitorais.

Depois da saída de Luiz Ferreira, o que não falta é especulação sobre nomes para ocupar a secretaria de saúde municipal, que interamente, está sendo comandada, pela atual Executiva,  Janine Lucena, (filha do prefeito Cícero),  que certamente não será elevada à titularidade do cargo, porque o prefeito Cícero, precisará de nome quen some além saúde, apoio político e votos em 2024.

E como a palavra especulação está em alta, o nome do médico e deputado estadual Taciano Diniz (União) está no radar como uma das opções para ocupar a secretaria de saúde de João Pessoa. Taciono é médico, é aliado do prefeito Cícero Lucena, do prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, fez dobradinha com o deputado federal Mercinho Lucena (Progressista) nas eleições passadas, além de já ter declarado apoio à reeleição do prefeito da Capital.

A indicação de Taciano Diniz, além de trazer o União Brasil para a gestão municipal de João Pessoa, também inviabilizará a entreda do radialista Nilvan Ferreira no partido comandado pelo senador Efraim Filho, trazendo ainda para a base de Cícero, os apoios de três ex-prefeitos, os atuais suplentes de deputados estaduais, Nilson Lacerda, de Conceição,  que ganharia a vaga de titular do mandato na Assembleia Legislativa, no caso da confirmação de Taciano na Saúde, do ex-prefeito Airton Pires, de São João do Rio do Peixe, como também de Pedrito, ex-prefeito de Cruz do Espírito Santos, além do deputado federal Damião Feliciano, que publicamente já assuimiu posição contrária a entrada de Nilvan no União.

Esta possibilidade está posta e os próximos dias poderão confirmar ou não.

Foto: Secom/JP