
Fraude no INSS: entidade investigada pela PF foi recebida pelo presidente Lula e 6 ministros do governo petista
Por Edmilson Pereira - Em 7 dias atrás 780
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), que foi alvo da megaoperação da Polícia Federal (PF) nesta semana por supostas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem bom trânsito no governo e se reuniu com o presidente Lula e ao menos seis ministros no último ano. A entidade foi recebida no Planalto em abril de 2024 para entregar reivindicações diretamente ao presidente, o que não acontecia havia sete anos.
Visitada pela PF na manhã da quarta-feira, 23, a Contag é uma das 11 entidades investigadas por suspeitas de fazer descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. O governo federal estima que a fraude totalizou R$ 6,3 bilhões e afetou 6 milhões de beneficiários entre 2019 e 2023, período que abrange os governos Bolsonaro e Lula. A operação policial levou à demissão do presidente do instituto, Alessandro Stefanutto.
Procurado pela Coluna do Estadão, o Planalto não respondeu. A Contag afirmou que “sempre atuou com ética e tem se empenhado na fiscalização dos projetos e convênios que administra, sempre em conformidade com as normas legais”. O Ministério do Desenvolvimento Agrário disse que respeita o princípio da presunção de inocência.
Lula recebeu a cúpula da Contag no Planalto em abril do ano passado, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo. Na ocasião, ao lado de bandeiras da entidade, o presidente posou para fotos com o documento de reivindicações apresentado da confederação. Alguns participantes do encontro fizeram o sinal de “L” com as mãos, em apoio ao petista.
A cúpula da Contag também foi recebida na época pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Trabalho, Luiz Marinho; do Meio Ambiente, Marina Silva; e das Mulheres, Cida Gonçalves. Procurados, os ministros não responderam.
O bom trânsito da Contag com a gestão petista foi mantido neste ano. No início deste mês, o ministro do Desenvolvimento Agrário foi ao congresso nacional da entidade. Teixeira disse estar representando Lula, e que a confederação “tem grande participação nas políticas públicas do governo Lula 3”.
O presidente da Contag, Aristides Veras, ajudou a criar o PT nos anos 1980. Foi vereador e vice-prefeito pelo partido em Tabira (PE).
Fonte: Estadão
Foto: Ricardo Stuckert