FORTALECIDO: PSDB é líder de votos nos grandes centros e se destaca em SP
Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 792
O PSDB saiu das urnas nesse domingo (15) como um dos partidos mais votados do Brasil: foram mais de 10,6 milhões de votos para os candidatos a prefeito. O maior vencedor nos centros urbanos, com 2 capitais e 8 dos municípios com mais de 200 mil eleitores conquistados no primeiro turno. São eles: Palmas, Natal, São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Jundiaí, Carapicuíba, Barueri e Caruaru (10 das 96 cidades mais importantes do país). Esses grandes centros movimentam um PIB de R$ 242 bilhões e somam uma população de 5,1 milhões de habitantes.
O partido é quarto partido em número de prefeitos eleitos no Brasil, no primeiro turno, elegendo 529 candidatos. O duelo mais comum nas cidades com 2º turno será entre candidatos do PSDB e do Podemos. Na capital, maior metrópole da América Latina, foram 1,8 milhão de votos para Bruno Covas (32,8%), com vitória em todas as zonas eleitorais do município.
Já na região Metropolitana de São Paulo, que conta com 39 municípios, o recorde histórico do partido é de 11 prefeitos eleitos em 2016. Até o momento são 10 Prefeituras conquistadas e disputa outras três prefeituras em segundo Turno, em Mogi das Cruzes, em Taboão da Serra e na própria Capital. A Região Metropolitana de São Paulo é o maior polo de riqueza nacional. A região exibe um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 760,04 bilhões (2011), cerca de 60% do PIB paulista.
O PSDB também cresceu no estado de São Paulo como um todo, base eleitoral do Governador João Doria. Obteve o melhor resultado do partido nos últimos doze anos. Os tucanos conquistaram ontem 180 prefeituras no primeiro turno e vão governar, no mínimo, 35% da população do estado. Ainda disputam outras sete cidades no segundo turno, no estado de São Paulo.
“Ao logo do ultimo ano, sob a liderança do Governador João Doria, renovamos o partido com candidaturas de jovens, mulheres e negros. Conquistamos esse resultado histórico para o PSDB de SP e importantíssimo no Brasil. Mesmo os que não saíram vencedores, significam grande esperança para o nosso futuro”, exaltou Marco Vinholi, Presidente estadual do PSDB-SP.
Veja as cidades brasileiras onde haverá segundo turno e quem são os candidatos tucanos na disputa:
Caxias do Sul (RS): Pepe Vargas (PT) e Adiló (PSDB).
Governador Valadares (MG): André Merlo (PSDB) e Dr Luciano (PSC).
Mogi das Cruzes (SP): Marcus Melo (PSDB) e Caio Cunha (PODE).
Pelotas (RS): Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT).
Piracicaba (SP): Barjas Negri (PSDB) e Luciano Almeida (DEM).
Porto Velho (RO): Hildon Chaves (PSDB) e Cristiane Lopes (PP).
Praia Grande (SP): Raquel Chini (PSDB) e Danilo Morgado (PSL).
Ribeirão Preto (SP): Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB).
Santa Maria (RS): Sergio Cecchim (PP) e Pozzobom (PSDB).
São Paulo (SP): Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL).
São Vicente (SP): Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (PODE).
Taboão da Serra (SP): Engenheiro Daniel (PSDB) e Aprigio (PODE).
Teresina (PI): Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB).
Fonte: Paraíba Notícia e Veja