FORTALECIDO: Já passa de 100 o número de deputados em declaração de votos para livrar Temer de investigação
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 809
Após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara rejeitar a autorização da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer, um enquete realizada pelo Globo mostra que já passou de 100 o número de deputados que defendem o peemedebista declaradamente. Para que a denúncia seja autorizada, a oposição precisa conseguir 342 votos. Portanto, com o apoio de 172 deputados, seja por voto contra a denúncia ou ausências, Temer estaria livre de se defender junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Pela primeira vez o número de deputados que fazem a defesa aberta do presidente superou a marca de 100 votos.
Entre os que declararam sua posição nesta sexta-feira estão João Rodrigues (PSD-SC). Ele destacou que ao anunciar voto nesta direção está seguindo a posição de seu partido.
— Diante da posição do partido e com a decisão da CCJ, que contribuiu muito, minha posição hoje é pela permanência do presidente, pela não aceitação da denúncia — afirmou Rodrigues.
A posição partidária foi a justificativa também de Lázaro Botelho (PP-TO).
— No partido, nós fechamos posição e foi feito o acordo de apoiar o presidente Temer. Então vou votar contra a denúncia, pelo acordo feito pelo partido — disse o deputado tocantinense.
Até às 18h40m de sexta-feira, são 192 votos a favor da autorização da denúncia e 104 contrários. Outros 216 deputados ainda estão indecisos ou não declararam seu voto. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que não votará.
Fonte: O Globo