Flamengo  goleia o Vasco por 6 x 1, a maior goleada da história entre as duas equipes nos últimos 100 anos

Flamengo goleia o Vasco por 6 x 1, a maior goleada da história entre as duas equipes nos últimos 100 anos

Por Edmilson Pereira - Em 7 meses atrás 81

Uma tarde histórica no Maracanã. O Flamengo goleou o Vasco da Gama pelo placar de 6 x 1, na maior goleada do time da Gávea sobre o time da Colina nos últimos 100 anos. A vitória na retomada do Brasileirão da série A veio depois de um gol relâmpago de Veggetti, do Vasco, mas na sequência o time da Gávea foi o dono do jogo. Cebolinha, Pedro, Davi Luiz, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol marcaram.

Com o resultado, os rubro-negros chegaram a 14 pontos e assumiram a liderança provisória  Campeonato Brasileiro. Já o Cruzmaltino segue com seis, perto da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, o Vasco terá pela frente o Palmeiras, dia 13 de junho, em São Paulo. No mesmo dia, o Flamengo recebe o Grêmio, no Maracanã.

A maior goleada da história do clássico entre Vasco e Flamengo foi um 7 a 0 para o time cruzmaltino12. O jogo aconteceu em 26 de abril de 1931, no Estádio de São Januário, pelo 1º turno do Campeonato Carioca. Os gols foram marcados por Russinho, quatro vezes, dois de Mário Mattos e um de Sant’Anna

O jogo

O clássico começou movimentado, com o Flamengo tendo mais posse de bola e o Vasco apostando nos contra-ataques. Os cruzmaltinos foram mais competentes e abriram o placar aos oito minutos. Vegetti acertou belo chute de primeira, sem chance para Rossi.

Após o revés, o Rubro-Negro manteve a posse de bola, mas passou a pressionar mais a saída de bola do Vasco. Aos poucos, os rubro-negros dominaram o clássico e chegaram ao gol aos 27 minutos. Everton Cebolinha chutou da entrada da área e acertou o canto de Léo Jardim.

O gol fez o Flamengo aumentar a intensidade. Tanto que os rubro-negros chegaram a virada aos 32 minutos. Everton Cebolinha cruzou e Pedro mandou de peito para a rede.

A virada foi sentida pelo Vasco, que não conseguia sair para o ataque. O time de Tite continuou tendo o domínio das ações e quase ampliou em chute de Gerson que parou em Léo Jardim. Só que aos 43 minutos, os rubro-negros chegaram ao terceiro gol, com David Luiz. O zagueiro aproveitou cobrança de escanteio e acertou chute de primeira para a rede.

Para piorar a situação do Vasco, a equipe ficou com um jogador a menos antes do intervalo. João Victor fez falta em De la Cruz e foi expulso. Assim, os comandados de Álvaro Pacheco tiveram que atuar o restante da partida com dez.

No segundo tempo, o Flamengo aproveitou a vantagem numérica e continuou com a postura ofensiva. Os rubro-negros não demoraram para chegar ao quarto. Arrascaeta foi lançado na área e tocou na saída de Léo Jardim.

O panorama da partida seguiu o mesmo no Maracanã. O time de Tite tinha total controle do clássico e rondava a área do Vasco, que apenas tentava minimizar o prejuízo. Os rubro-negros quase marcaram aos 26 minutos, em cobrança de falta de De la Cruz que parou em Léo Jardim.

Só que aos 28 minutos, o Flamengo chegou ao quinto. Arrascaeta fez bela jogada e tocou para Bruno Henrique mandar para a rede.

Após o gol, o Rubro-Negro diminuiu o ritmo e passou a administrar o resultado. Mesmo assim, os rubro-negros chegaram ao sexto aos 44 minutos. Gabriel recebeu passe na área e apenas empurrou para a rede para dar números finais no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 6 FLAMENGO

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Domingo, 2 de junho de 2024
Horário: 16h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC-Fifa)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-Fifa) e Guilherme Dias Camilo (MG-Fifa)
VAR: Rafael Traci (SC)

Cartão amarelo: Vegetti e Zé Gabriel (Vasco)

Cartão vermelho: João Victor (Vasco)

GOLS

VASCO: Vegetti, aos 8min do primeiro tempo

FLAMENGO: Everton Cebolinha, aos 27min do primeiro tempo; Pedro, aos 32min do primeiro tempo; David Luiz, aos 42min do primeiro tempo; Arrascaeta, aos 5min do segundo tempo; Bruno Henrique, aos 28min do segundo tempo; Gabriel, aos 44min do segundo tempo

VASCO: 
Leo Jardim, Puma Rodríguez (Paulo Henrique), João Victor, Maicon, Léo e Lucas Piton; Sforza (Zé Gabriel), Galdames e Payet (Praxedes) (Victor Luís); Vegetti e Rayan (Rossi)
Técnico: Álvaro Pacheco

FLAMENGO:
 Rossi, Varela (Wesley), Fabrício Bruno, David Luiz e Viña; Allan (Pulgar), Gerson (Luiz Araújo), De la Cruz e Arrascaeta; Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro (Gabriel)
Técnico: Tite

Foto: Reprodução/Instagram/Flamengo