FICHA SUJA: Impugnado pelo TSE, Garotinho anuncia apoio a Romário
Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 803
Desde que teve sua candidatura barrada pelo TSE , Garotinho concentrou esforços em um recurso em Brasília, e não havia declarado apoio a outro candidato. Nessa sexta-feira, porém, o ex-governador decidiu tomar um lado e já começou a pedir votos para Romário . O senador estava em segundo lugar nas pesquisas, atrás de Eduardo Paes . Garotinho também pediu votos ao senador Lindbergh (PT), que concorre à reeleição. Por outro lado, seu partido, PRP, foi contra a decisão.
– Por estar do lado do povo, decidi que tiro o adesivo 44 e coloco o 19, do Romário. Falei com meus advogados, eles acham que a chance de eu obter a vitória num recurso após a eleição é muito pequena. E há um risco de que esses votos que as pessoas desejam dar ao meu nome caiam como nulo, e favoreça assim o candidato de Sergio Cabral – explicou Garotinho, que falou sobre as críticas que ele costumava fazer no início da campanha chamando Romário de despreparado. – Continuo dizendo que sou mais preparado que o Romário. Mas uma coisa é falta de preparo, outra é falta de caráter e de vergonha. O outro é chefe de uma facção criminosa que assaltou o estado do Rio. Romário conversou comigo e se comprometeu com nossos programas sociais.
Nos últimos dias, o ex-governador esteve em negociações não só com Romário, mas também com Índio da Costa. Assessores próximos a ele acreditavam que o candidato do PSD seria um adversário mais duro no segundo turno com Paes. Mas, de perfil centralizador, Garotinho sempre tem a última voz nas suas decisões. Uma aproximação entre ele e Romário já havia sido noticiada no início da campanha eleitoral. Ambos teriam acertado um pacto de não agressão, a fim de concentrar as críticas a Paes. Na época, eles negaram a informação.
Redação e o Globo