Estado da Paraíba vai ganhar  1ª Escola Técnica de Artes em 2018, anuncia governador Ricardo

Estado da Paraíba vai ganhar 1ª Escola Técnica de Artes em 2018, anuncia governador Ricardo

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 785

O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou, neste sábado (18), que o estado da Paraíba vai ganhar a primeira Escola Técnica de Artes a partir de 2018. O anúncio foi feito durante a solenidade de premiação aos estudantes finalistas do Arte em Cena – Festival de Arte e Cultura, no Espaço Cultural José Lins do Rego, que contou com as presenças de alunos das escolas da Rede Estadual das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), selecionados nas etapas regionais do festival, num total de 319 alunos e 53 professores envolvidos.

“Será uma escola com ensino integral, voltada para as artes. A gente vai fazer uma adequação, uma remodelação, num prédio enorme e histórico de João Pessoa, onde funcionava a antiga Central de Polícia, lá no Varadouro”, adiantou Ricardo Coutinho durante o evento, que contou ainda com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALPB), deputado Gervásio Maia, além do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros; e da secretária executiva da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho Ribeiro.

Com objetivo de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas da rede estadual de ensino e experiências culturais e artísticas das comunidades locais, a primeira edição do Arte em Cena – Festival de Arte e Cultura possibilitou aos estudantes o acesso às diversas formas de linguagem artística e terá as inscrições para edição 2018 promovidas no início do ano letivo, segundo adiantou o secretário Aléssio Trindade, que comemorou o sucesso da edição pioneira do evento, a qual, conforme disse, só foi possível graças à sensibilidade do governador Ricardo Coutinho para a Cultura e a Arte.

Para a secretária Roziane Marinho Ribeiro, o Arte em Cena – Festival de Arte e Cultura foi importante porque o Governo do Estado conseguiu fomentar na escola a Arte-Educação. “É uma articulação importantíssima para a formação dos jovens, entendendo que eles precisam de uma formação múltipla. Uma formação para várias linguagens e a arte pode propiciar isso: discussões temáticas, expressividade, protagonismo”, afirmou a secretária da Gestão Pedagógica, acrescentando que a iniciativa tornou a escola viva no sentido de possibilitar aos alunos a apreciação e produção de obras de artes, produção de trabalhos artísticos e o compartilhamento dessas produções que eles fizeram nas escolas.

O Arte em Cena – Festival de Arte e Cultura foi realizado em duas etapas: a etapa regional, que ocorreu de julho a setembro, nas 14 GREs e a etapa estadual com os finalistas da etapa regional. Neste sábado foram apresentados os trabalhos finalistas, produzidos pelos estudantes, sob a orientação dos professores da disciplina de Artes. A iniciativa promove o encontro entre o projeto pedagógico da escola e experiências culturais e artísticas das comunidades locais, contemplando a diversidade cultural.