EROSÃO: Jeová diz que defesa da falésia do Cabo Branco não deve ter conotação político partidária

EROSÃO: Jeová diz que defesa da falésia do Cabo Branco não deve ter conotação político partidária

Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 779

Jeová Campos

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (08), uma Audiência Pública conjunta com a Câmara Municipal de João Pessoa para debater a situação da Falésia do Cabo Branco. A discussão ocorreu por iniciativa da Frente Parlamentar de Proteção da Falésia do Cabo Branco, mantida pela ALPB e reuniu professores, acadêmicos e representantes de instituições que defendem a falésia. O deputado Jeová Campos (PSB) esclareceu que essa é uma pauta que vai além da política e que todos deveriam se interessar pelo tema. “Essa questão é de toda a sociedade, portanto, apartidária”, reiterou o parlamentar.

Conhecida como o Ponto mais Oriental das Américas, há décadas que estudiosos alertam para o seu desgaste com os impactos do vento e do avanço do próprio mar, precisando de ações concretas que preservem o que ainda lhe resta. Nesse sentido, o deputado Jeová Campos afirmou que a audiência foi de extrema importância para se entender o processo que ocorre no local e quais os possíveis encaminhamentos para a questão.

“Para quem gosta de fazer caminhada de manhã na região, observa que aquela água é sempre vermelha. Ali, próximo ao Bargaço, Pontal do Cabo. E por que essa água é sempre vermelha e não azul? É justamente por causa do barro que vem caindo da falésia. Então, essa audiência é estratégica e necessária. Esse é um tema que eu diria ser até transversal porque vai para além de qualquer ceara política. Tratar da falésia do Cabo Branco é tratar do ponto mais oriental das Américas e, mais do que isso, também é dizer que nós estamos na eminência de perdê-la porque, efetivamente, a cada dia que passa ela diminui”, discursou o parlamentar.

Um requerimento de indicação de um projeto de lei determinando a criação de uma unidade de conservação das obras na falésia do Cabo Branco será encaminhado ao Governador João Azevedo (PSB). Essa foi a principal definição da audiência desta quarta-feira na ALPB.