Em sua 10ª temporada consecutiva, Botafogo-PB estreia nesta quinta-feira na série C do Brasileirão 2023 contra a boa equipe do Operário do PR

Em sua 10ª temporada consecutiva, Botafogo-PB estreia nesta quinta-feira na série C do Brasileirão 2023 contra a boa equipe do Operário do PR

Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 669

Com uma equipe totalmente reformulada em relação a que disputou o campeonato paraibano a fase da pré-Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, competições das quais foi eliminado, o Botafogo-PB estreia na noite de quinta-feira (04) no Brasileirão da Série 2023 com a obrigação de fazer bonito e salvar o ano esportivo, que até aqui foi só de fracasso e decepções para o seu torcedor.

A estreia acontece contra o Operário (PR), equipe forte e que no ano de 2022 disputou a série B. Pela décima temporada consecutiva, o Belo vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. A partir das 19h, o time pessoense recebe o Operário-PR, no estádio Almeidão, pela primeira rodada do torneio nacional.

Desde que foi campeão da Série D, em 2013, a equipe da Maravilha do Contorno acumula frustrações na terceira divisão, como a eliminação na última rodada da primeira fase em 2014 e 2022 ou no jogo do acesso, situações ocorridas em 2016, 2018 e 2021.

Em outras oportunidades, conseguiu escapar da queda na última rodada, tal qual em 2017 e 2020. Este ano, o lugar que o time vai buscar na tabela é uma incógnita.

Isto porque em 2023 4 treinadores já passaram pelo clube, que já trocou até de presidente e fez mais de 50 contratações de atletas. As 3 eliminações nos primeiros meses, somando Copa do Brasil, Pré-Copa do Nordeste e Paraibano, geraram desconfiança. Entretanto, a reformulação do elenco desde a goleada por 5 a 1 para o Sousa na semifinal do estadual, com mais de 15 reforços, deu aos mais otimistas um pouco de esperança em um bom desempenho.

Para a partida desta noite, o treinador Felipe Surian vai manter a base do time que disputou os dois amistosos contra o Campinense e o jogo-treino diante do Santa Cruz. O desfalque fica por conta do volante Willian Kaefer, entregue ao Departamento Médico. O meia Jailson, que veio do ABC, também foi regularizado e está disponível para o duelo.

Depois de 4 disputas consecutivas da Série B, de onde foi rebaixado ano passado, o Fantasma retorna para o torneio que venceu em 2018 para buscar o retorno imediato à segunda divisão. Depois de ser semifinalista do Campeonato Paranaense, o técnico Rafael Guanaes prepara um time com 3 zagueiros para tentar pontuar fora de casa na abertura do certame.

Arbitragem

Arthur Gomes Rabelo apita o jogo, auxiliado por Guthieri Javarini e Pedro Amorim de Freitas, todos do Espírito Santo. O quarto árbitro será o paraibano Tiago Ramos.

Escalações

Botafogo-PB: Mota, Ricardo Luz, Pedro Carrerete, Lucas Silva, Zé Mário; Natan Silva, Netinho, Marco Antônio; Bismarck, Matheus Anderson e Bruno Paraíba. Técnico: Felipe Surian.

Operário-PR: Rafael Santos, Paulo Sérgio, Índio, William Machado; Sávio, Ferreira, Marco Antônio, Alisson Taddei, Luidy; Felipe Augusto e Rafhael Lucas. Técnico: Rafael Guanaes.

Fonte: Com informação da VozdaTorcida