
Em pronunciamento no Senado, Veneziano Vital, questiona ausência de mulheres na chapa que ganhou eleição na CBF
Por Edmilson Pereira - Em 4 dias atrás 598
O Líder da Maioria no Senado Federal, senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) , questionou, em pronunciamento na tribuna, a ausência de uma mulher na composição da chapa reeleita para comandar a Confederação Brasileira de Futebol – CBF.
Encabeçada pelo presidente reeleito Ednaldo Rodrigues, a chapa foi intitulada “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza”. Veneziano lembrou que a chapa defende inclusão e o não à discriminação, mas deixou as mulheres de fora, em pleno mês dedicado a elas.
“A chapa única era, como lema, traduzida como de inclusão, mas que inclusão, quando tão somente dirigentes homens participam dessa diretoria que estará submetendo a todos nós os ditames que, muitas vezes ou, na maioria das vezes, não são os ditames desejados? Não há presença única de mulher, uma única”, bradou Veneziano.
O senador paraibano disse que o país tem mulheres competentes atuando como dirigentes esportivas e citou o caso do seu próprio estado, onde uma mulher comanda a Federação Paraibana de Futebol com muito dinamismo.
Veneziano lembrou que a disputa com chapa única não proporcionou o direito a uma nova realidade, com “novos ventos e novas esperanças de administração mais aberta”. Para ele, a CBF “termina dando demonstrações de que continua sendo a mesma de sempre”.
O líder da Maioria no Senado da República finalizou transmitindo “solidariedade a todas as mulheres desportistas, a todas as mulheres que trabalham também para o fortalecimento do futebol, a exemplo da Presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho”.