Em Patos, Nabor reafirma compromisso com a humanização do parto e vai lutar pela construção do Centro de Parto Normal
Por Wamberto Ferreira - Em 6 anos atrás 824
Em reunião com as integrantes do Espaço Humaniza, que lutam pela humanização do parto em Patos e toda Paraíba, o deputado estadual e candidato à reeleição Nabor Wanderley (PRB) reafirmou, neste sábado (22), o compromisso de continuar lutando pela causa.
Nabor ressaltou que conseguiu, ainda no primeiro ano do seu mandato parlamentar, aprovar a lei 10.548/2015 que institui o Pacto Estadual Social para Humanização da Assistência ao Parto e Nascimento em todos os estabelecimentos de saúde do Estado da Paraíba. “Desde 2015, as casas de saúde materna devem adotar procedimentos que busquem um processo menos invasivo, principalmente, quando a mãe puder escolher qual tipo de parto ela deverá ser submetida, oferecendo o comprometimento à segurança do processo, nem causando risco à saúde da mulher ou da criança.
Também devem ser respeitados os desenvolvimentos psicológicos da gestação, do parto e nascimento e do puerpério, vetados os procedimentos desnecessários ou proscritos e dando-se a preferência pela utilização dos métodos menos invasivos e mais naturais”, explicou Nabor.
Nabor disse que entende que ainda é preciso fazer mais e por isso firmou o compromisso de, novamente, levar a causa à Assembleia Legislativa e lutar pela construção do Centro de Parto Normal, na maternidade de Patos.
Ainda na reunião, Nabor informou que apresentará um requerimento solicitando uma audiência pública para discutir o tema, como também, um Projeto de Lei para criação do mês de orientação e conscientização da violência obstétrica e humanização do parto.