Eleição em Fortaleza aponta avanço da direita com André no 2º turno e vereadoras campeãs de votos

Eleição em Fortaleza aponta avanço da direita com André no 2º turno e vereadoras campeãs de votos

Por Edmilson Pereira - Em 2 meses atrás 164

O resultado das Eleições 2024 realizada no primeiro turno, em Fortaleza, neste domingo (06) aponta o avanço da direita na capital alencarina. Expoente do espectro político, André Fernandes (PL) desponta como nova liderança ao chegar ao 2º turno da corrida pelo comando da Prefeitura do Estado do Ceará na primeira colocação.

O desempenho de Fernandes ganha maior peso ao considerar que ele é estreante em disputas majoritárias e formou chapa pura ao lado da advogada Alcyvania Pinheiro (PL). Embora tenha sido eleito deputado federal e estadual mais votado no Ceará, em 2022 e 2018, respectivamente, o resultado deste ano mostra que o parlamentar aglutinou apoiadores para além do bolsonarismo.

Com André, a direita somou mais de 52% dos votos válidos para prefeito entre os eleitores fortalezenses, considerando os percentuais de Capitão Wagner (União Brasil) e Eduardo Girão (Novo). Ao todo, o campo político obteve mais de 736 mil votos.

Além de Fernandes, a eleição expressiva de duas vereadoras do partido do ex-presidente Bolsonaro também indica a consolidação da direita na Capital cearense. Priscila Costa (PL) foi a mais votada para mais um mandato na Câmara, com mais de 36 mil votos. Já Bella Carmelo (PL) figura na terceira colocação, ao conseguir superar o índice de 28 mil votos.

Dança nas cadeiras da Câmara Municipal

Em 2025, 40% dos 43 vereadores que hoje ocupam uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) não terão mandato. Ao todo, 17 parlamentares não foram reeleitos ou, no caso de dois deles, não chegaram a se candidatar. O PDT continua sendo majoritário, com oito vereadores eleitos, mas foi o partido que teve maior redução. Atualmente, a sigla conta com 13 cadeiras na Câmara Municipal.

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Divulgação